Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/09/2018 às 08h21min - Atualizada em 14/09/2018 às 08h21min

1,6 mil crianças ainda não foram vacinadas

Campanha de imunização termina hoje; cobertura em Uberlândia é de 89%

MARIELY DALMÔNICA
Devem ser vacinadas as crianças entre um a quatro anos e 11 meses | Foto: Valter de Paula/Secom/PMU
Termina hoje a Campanha de Vacinação contra Pólio e Sarampo, que já havia sido prorrogada por 15 dias. Em pouco mais de um mês de campanha, 30 mil crianças entre um ano e quatro anos e 11 meses foram vacinadas em Uberlândia, o que corresponde a 89% de cobertura vacinal. Meta do município é vacinar 95% do público-alvo - ainda faltam 1.600 crianças.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura de Uberlândia, Cláubia Oliveira, algumas faixas etárias continuam com uma baixa cobertura. “Principalmente as crianças de um ano, só 76% delas receberam a vacina. Pode ser que os pais entendam que se o cartão está em dia, não precisam receber essa dose. Mas essa é uma campanha indiscriminada do Ministério da Saúde, todas as crianças entre um e quatro anos devem receber a vacina, mesmo que já tenham as duas doses”, disse a coordenadora.

Mesmo que nenhum caso de sarampo tenha sido confirmado desde o início do ano em Uberlândia, a Secretaria Municipal de Saúde está orientando os profissionais de saúde e fazendo uma busca ativa com as unidades de saúde.
“Nós reforçamos a importância dessas vacinas, realizamos reuniões nas escolas e também fizemos notificações ao Conselho Tutelar com foco nos pais que não levaram as crianças para receber a dose. Eles devem entender que as vacinas são obrigatórias. Quando o responsável vai fazer a matrícula do filho na escola, ele precisa estar com o cartão em dia”, afirmou Cláubia.

PONTOS DE VACINAÇÃO

A Campanha de Vacinação está sendo realizada em todas as salas de vacina do município. Nas Unidades Básicas da Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) o atendimento é das 7h30 às 16h30. Nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Luizote, Tibery, Pampulha, Roosevelt, Planalto e Martins, o horário é das 8h às 20h.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90