Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/09/2018 às 08h00min - Atualizada em 12/09/2018 às 08h00min

UFU transfere cursos para o campus Glória

MARIELY DALMÔNICA
Cursos migraram para novo campus no início deste semestre | Foto: Mariely Dalmônica
As estruturas da Faculdade de Medicina Veterinária (Famev) e do Instituto de Ciências Agrárias (Iciag) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foram transferidas para o Campus Glória. A maioria das disciplinas já migrou para o local em julho, mas os laboratórios e o Hospital Veterinário continuam no Campus Umuarama por tempo indeterminado. Outras estruturas, como a diretoria, as coordenações dos cursos de graduação e o programa de pós-graduação estão em funcionamento no Campus Glória desde o início do semestre.

O marco da mudança aconteceu no dia 29 do mês passado, quando o conselho da Famev teve sua primeira reunião ordinária no novo espaço. “No Glória temos os cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia e Engenharia Ambiental. Eles não vieram em sua totalidade, só uma parcela das disciplinas. Na Zootecnia, 44 disciplinas estão sendo ministradas no Glória, dez no Umuarama e quatro no Santa Mônica. Na Veterinária, 38 disciplinas ficaram no Umuarama e 33 no Glória. Dos 55 professores, 21 já vieram para o Glória”, disse Adriano Pirtouscheg, diretor da Famev.

Disciplinas que necessitam de atividades nos laboratórios e no Hospital Veterinário permaneceram no Umuarama. “O interesse de trazer tudo para cá é grande, mas é uma infraestrutura muito cara. Com essa carência de recursos, esse tempo não será curto”, afirmou o diretor.

O Intercampi, sistema de transporte que transita entre os campi da universidade, tem entre três e sete horários por dia para atender os alunos. “Além do Intercampi, temos uma boa infraestrutura, o restaurante universitário e a biblioteca. Logo o Glória vai estar no meio da cidade”, disse Adriano.
 
AVALIAÇÕES
 
O professor da Famev Frederico Costa foi um dos primeiros a transferir as aulas para o Campus e acredita que os alunos gostaram da nova estrutura. “No início teve uma resistência por parte de alguns alunos, mas depois que mudamos não ouvimos mais reclamações. Tanto os alunos quando os professores estão satisfeitos.”

A estudante de Zootecnia Ana Carolina Oliveira está no 8º período do curso e faz estágio em Capim Branco. “Aqui é um pouco distante e a gente já estava acostumado com o Umuarama, mas as coisas estão se ajustando. Não está perfeito como queríamos, mas o Campus é bom, silencioso e ótimo para estudar”, disse.

Vitor Rezende, estudante do 9º período de Zootecnia, está passando pela experiência de estudar no Campus Glória poucos meses antes de se formar e gostou da mudança. “Eu tinha esperança de vir antes, mas ainda bem que no último período consegui vir para cá. Estou fazendo todas as minhas matérias aqui. Para mim foi fácil, ficou mais perto da minha casa”, afirmou.
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90