Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/08/2018 às 08h31min - Atualizada em 22/08/2018 às 08h31min

Campanha antirrábica encerra neste sábado

DA REDAÇÃO
Meta é imunizar 73 mil animais em todo o município | Foto: Secom/PMU
A 34ª Campanha de Vacinação Antirrábica acontece até sábado (25) com a meta de imunizar mais de 73 mil animais. A raiva não tem cura e é transmitida por contato com secreções dos animais contaminados.

Uberlândia está sem registros da doença em cães e gatos há mais de 30 anos. Para continuar controlando a doença na cidade, a coordenadora do Programa de Controle da Raiva, Lilian Vieira de Andrade, reforça a importância de vacinar anualmente os bichinhos de estimação.

“O vírus da raiva circula na cidade e para continuar garantindo o controle da doença, os proprietários devem vacinar os animais. São 31 pontos fixos e mais de 200 postos itinerantes, sempre das 8h às 16h, colocados estrategicamente para atender a população. A vacina é gratuita e deve ser reforçada todos os anos. Estamos falando de uma doença que não tem cura e que pode ser transmitida para o homem, por isso a necessidade de proteger os bichinhos”, disse.

Devem receber a vacina os cães e gatos com mais de três meses de vida. Já os animais que estiverem doentes ou na fase de gestação e lactação, não devem ser imunizados neste período. Segundo Lilian, caso o animal que não possa receber a dose agora, basta o proprietário procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para aplicação quando estiver saudável ou após o desmame dos filhotes. O trabalho do Programa de Controle da Raiva é contínuo e tem 100% de acompanhamento.

A etapa da zona urbana começou no último sábado e foram vacinados mais de 16 mil animais. Na zona rural, os agentes de controle de zoonoses percorrem as propriedades por mais de 20 dias, ultrapassando a marca de 12 mil cães e gatos imunizados.
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90