Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/08/2018 às 08h56min - Atualizada em 06/08/2018 às 08h56min

As cores e a vivacidade de Alexandre França

Artista uberlandense apresenta novos trabalhos em exposição que abre na quarta-feira

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Alexandre França mostra suas pinturas na Ido Finotti | Foto: Divulgação
Quando estava na universidade o artista plástico Alexandre França já se destacava entre os colegas. As cores vibrantes sempre fizeram parte de sua personalidade e consequentemente da obra quem vem construindo ao longo dos anos. A professora, a estimada e talentosa Shirley Paes Leme, atualmente radicada em São Paulo, dizia que ele era “selvagem”. “Era em referência a um movimento francês da época que nem cabe mais hoje”, brinca o artista plástico, em entrevista ao Diário de Uberlândia.

Quando ele fala “naquele tempo” fica até difícil entender que já são 40 anos de carreira. Afinal, a jovialidade é marca do artista, sempre bem-disposto e com um sorriso no rosto. Na próxima quarta-feira ele abre mais uma exposição. “Muitas Moradas” ficará em cartaz até setembro na galeria Ido Finotti e apresenta trabalhos dos últimos três meses.

As pinturas impressas dão o tom da exposição com dois conjuntos de telas nos tamanhos 1x20m x 1x20 e um conjunto sobre papel no tamanho 40cm x 50cm. “Eu tenho feito muitas pinturas pequenas, em seguida as fotografo, digitalizo e vou remontando em uma camurça”, explicou.
“Muitas Moradias” traz imagens repletas de elementos cotidianos do universo “casa” em diálogo com espaços abstratos/imaginários. Locais da memória, moradia de desejos, terrenos cromáticos habitados por lembranças pessoais. Lugares de moradas internas, moradas atemporais, moradas construídas, moradas inventadas. Imensas áreas de cores intensas vão se sobrepondo gerando um acúmulo de possibilidades visuais. Muitas leituras, várias sonoridades, diversas portas abertas para quem quiser entrar. “É só bater.... no coração”, diz ele no material de divulgação.

“Precisamos habitar nossos pensamentos, nossas muitas casas nesse momento em que o mundo anda tão louco”, afirma o artista.

CURIOSIDADE

Numerologia à parte, Alexandre França abre sua exposição em uma data curiosa: 8/8/18 e para entrar em harmonia com a data, a abertura será às 20h08 (ou oito e oito da noite). As cores continuam fortes e vibrantes em “Muitas Moradas” e é possível reconhecer o artista sem mesmo ver sua assinatura nas peças.

CASA DE IDÉIAS

Alexandre França é, desde sempre, um artista empreendedor. Em 2019 sua Casa de Idéias completa 30 anos. “É uma forma de atuar em diferentes vertentes da arte, um espaço que tem a galeria, a escola, a Liga dos Criadores e une também o design e acaba sendo um ponto de encontro para diferentes gerações”, comenta.

A paixão vem sempre em primeiro lugar. “Quero dialogar com todas as linguagens por isso temos eventos que não ficam só nas exposições de artes plásticas, passa também pela visual, literatura. É um espaço dinâmico e vale ressaltar que a minha preocupação cultural social sempre foi mais forte que a comercial. Claro que é bom ter um espaço onde comercializar sua arte mas a vontade de ajudar na evolução desta arte é bem maior”, finaliza o artista.

SERVIÇO
O QUE: exposição “Muitas moradas”
QUEM: Alexandre França
QUANDO: Abertura: 8/8/18, às 20h18 e visitação até 15 de setembro das 12h às 17h
ONDE: Galeria Ido Finotti (anexa ao Centro Administrativo)
ENTRADA FRANCA
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90