Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/08/2018 às 07h54min - Atualizada em 02/08/2018 às 07h54min

Feira reúne produtores de queijo e mel da região

Evento acontece de 3 a 5 de agosto no Uberlândia Shopping, aberto ao público

MARIELY DALMÔNICA | REPÓRTER
Maria Helena e o marido Jales produzem queijo há 30 anos em Monte Carmelo e já receberam premiações em festival | Foto: Divulgação
Durante os dias 3, 4 e 5 deste mês será realizada a 1ª Feira do Queijo e Mel da Região do Triângulo Mineiro. O evento, que está sendo produzido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Minas e pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater), tem o objetivo de reunir produtores de Uberlândia e região para exposição e comercialização de produtos, no primeiro piso do Uberlândia Shopping.
Patrícia Freitas, extensionista de Bem Estar Social do Programa Queijo Minas Artesanal da Emater, trabalha com sete regiões produtoras de queijo minas artesanal no estado: Triângulo Mineiro, Canastra, Araxá, Serra do Salitre, Serro, Campo das Vertentes e Cerrado. “A gente busca melhorias na qualidade do queijo e na produção, desde o cuidado com o rebanho até o processamento e a comercialização. Os produtores que são acompanhados e autorizados para comercializar ainda são um número pequeno. A Emater inspeciona o rebanho, a qualidade do leite e acompanha as famílias rurais com orientações. Com essa legalização, o produtor tem tranquilidade para comercializar”, disse a extensionista.
Ainda segundo Patrícia, na região do Triângulo Mineiro apenas 10 produtores integram o programa da Emater e, portanto, estão aptos para comercializarem os produtos. A produção média é de 15 a 20 queijos por dia. “O produtor consegue comercializar o seu produto em algumas capitais, como Belo Horizonte e São Paulo, no valor aproximado de R$ 50 a R$ 60.”

Para a especialista, a feira será uma oportunidade de divulgar o trabalho feito no Programa Queijo Minas Artesanal. “Com essas ações, visamos oportunidades para divulgar o nosso trabalho, para que novos produtores despertem o interesse e participem do programa. O queijo minas tem uma legislação específica, é produzido na propriedade rural, na maioria das vezes também é uma produção familiar. Precisamos que mais pessoas se interessem em legalizar a produção”, afirmou Patrícia.

Alberto José de Almeida, extensionista agropecuário da Emater, disse que, por mais que a produção de mel na região seja grande, o consumo é muito pequeno no País. “Através de pesquisas, vimos que o brasileiro consome pouco mel, a maior parte das pessoas usa o mel para tratar a gripe, por exemplo. No Brasil, cada pessoa consome em média 100 gramas de mel por ano, elas não têm o hábito de usar o mel como um alimento”, disse Almeida.
O extensionista ainda disse que a participação dos produtores na feira é muito importante para os negócios. “Esse evento será para o consumidor saber que tem mel sendo produzido na região, e que é um produto de qualidade. Existem tipos diferentes de mel, o mel da nossa região é mais escuro e mais utilizado para a produção de medicamentos, por exemplo.”

Maria Helena Mota e o marido Jales Clemente são produtores de queijo há 30 anos em Monte Carmelo, e entraram no programa da Emater em 2011, quando se certificaram. “Já participamos de várias feiras, do Festival do Queijo em Belo Horizonte e ficamos em segundo lugar no Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes no ano passado. Já estou produzindo os queijos para a feira de Uberlândia”, disse a produtora dos Queijos Luana, nome que colocou no negócio em homenagem à filha.

Camilla Rocha, analista do Sebrae Minas, disse que a ação busca aproximar os consumidores e agregar valor ao produto que é produzido na região do Triângulo Mineiro. “Normalmente, percebemos que a população desconhece os queijos e mel que são produzidos na região. Teremos sete produtores de queijo e um apicultor no evento. O objetivo maior é fortalecer a marca do queijo artesanal, as pessoas devem saber que existem outros produtos no mercado”, disse a analista.
A mostra de produtos acontece neste final de semana e é aberta para o público. Na sexta-feira (3) e sábado (4), das 12h às 22h, e no domingo (5), das 14h às 20h. No primeiro dia de evento também será realizada a Agenda de Relacionamento, momento em que os produtores irão ofertar os produtos para minimercados e redes de supermercados de Uberlândia.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90