Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
05/07/2018 às 14h25min - Atualizada em 05/07/2018 às 14h25min

Explosivo mantido na Delegacia da PC é detonado

Decisão foi por medida de segurança

VINÍCIUS LEMOS | REPÓRTER
Após a detonação, o trabalho seguiu normalmente, assim como o trânsito foi liberado (Vinícius Lemos/Diário de Uberlândia)
A Polícia Federal (PF) fez a detonação de um explosivo que estava na Delegacia Regional da Polícia Civil (PC), no bairro Tubalina, na manhã desta quinta-feira (5). O artefato havia sido recolhido pela Polícia Militar (PM) durante uma ocorrência no dia 27 de junho. Alguns atendimentos na delegacia foram suspensos durante a ação e a área no entorno da unidade foi isolada no momento da explosão.

A emulsão explosiva estava em um carro abordado pela PM no bairro Tibery. Ele foi deixado na Delegacia de Plantão, no bairro Marta Helena, e seguiu para a Regional para os procedimentos de praxe, Mas durante a manhã de quinta, o delegado responsável pelo procedimento verificou que o objeto poderia trazer riscos e seguiu protocolo de segurança. Assim, o esquadrão antibombas da PF foi chamado e isolou a área aos fundos da unidade da Civil. A Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da PC mineira também acompanhou todo o procedimento.

Na Delegacia, os agentes federais verificaram o artefato e decidiram pela detonação, que aconteceu perto das 11h na rua Riachuelo, nos fundos da Regional. A retirada foi feita por uma especialista em bombas, que carregou o artefato com roupas especiais e usava um tipo de braço de metal até deixa-lo em um terreno próximo. As ruas no entorno foram interditadas fechadas para essa ação, exceto a avenida Getúlio Vargas. A distância mínima do ponto da explosão era de uma quadra, por medida de segurança.

Entre o tempo de análise feita pelos agentes da PF e a detonação, muitas pessoas que buscavam atendimento na Delegacia foram dispensadas para que não houvesse nenhum risco. O Corpo de Bombeiros acompanhou a ação como medida de prevenção, caso houvesse qualquer acidente ou mesmo incêndios durante a explosão.

Após a detonação, o trabalho seguiu normalmente, assim como o trânsito foi liberado.



A apreensão

De acordo com a Polícia Civil, o material explosivo foi encontrado durante um acidente no qual o motorista de um carro de passeio capotou o veículo e bateu em uma caminhonete, no dia 27 de junho. Durante a averiguação feita pelo Corpo de Bombeiros no interior do carro, foi localizada uma sacola com o explosivo. O motorista, que parecia estar bêbado, foi preso em flagrante e conduzido para a Delegacia de Plantão. No dia seguinte, 28 de junho, o auto de prisão em flagrante delito foi encaminhado para a Delegacia Regional com o material, onde foi mantido até nesta quinta.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90