Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/06/2018 às 14h14min - Atualizada em 19/06/2018 às 14h14min

Fábrica de cigarros de Uberlândia é investigada em ação

Secretaria da Fazenda apura possíveis fraudes fiscais de R$ 60 milhões cometidas pela Souza Cruz

DA REDAÇÃO
DIVULGAÇÃO
A Secretaria da Fazenda do Governo do estado de São Paulo fez ontem operação de fiscalização para apurar possíveis fraudes fiscais de R$ 60 milhões cometidas durante dois anos pela empresa Souza Cruz, fabricante de cigarros.
Segundo a Fazenda, há indícios de simulações de vendas de produtos de unidade atacadista na cidade de Uberlândia para 19 mil varejistas de São Paulo.
Essas vendas seriam feitas para mascarar comercialização de itens que, de fato, aconteciam no próprio estado, a partir de centros de distribuição da companhia.
Segundo a pasta, elas seriam feitas para fugir do aumento de alíquota no estado paulista (o ICMS passou de 25% para 32%) e aproveitar benefícios fiscais obtidos pela companhia em Minas.
A pasta diz que a mudança da venda pelos distribuidores paulistas para a unidade em Uberlândia aconteceu há dois anos.
A suspeitas de as vendas serem falsas surgiram devido às dificuldades logísticas e o alto custo que esse tipo de distribuição geraria.
Segundo Vitor Manuel dos Santos Alves Junior, diretor executivo da Administração Tributária da Secretaria da Fazenda, foram apreendidas mercadorias e documentos que indicam que as unidades de distribuição da empresa estão ativas.
A operação mobilizou 30 agentes fiscais e ocorreu de forma simultânea em cinco alvos: centros de distribuição e postos de abastecimento nas cidades de São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru e Presidente Prudente, todas em São Paulo.
Caso comprovado o ilícito, a empresa será cobrada do imposto devido, acrescido de multa e juros.
A Souza Cruz disse, via assessoria de imprensa, que todas as operações interestaduais de venda da empresa são autorizadas previamente pelos estados. "A prática é legítima e comum em empresas com presença nacional."
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90