Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/06/2018 às 14h28min - Atualizada em 09/06/2018 às 14h28min

Nova estrutura do Arquivo Público é entregue

Foi entregue oficialmente ontem a nova estrutura do Arquivo Público Municipal. Há quatro anos sem condições de receber documentação, o espaço agora conta com capacidade para o arquivamento de massa documental por pelo menos mais duas décadas. 

A nova estrutura, localizada na rua Ceará, 3105, no bairro Custódio Pereira, possui 1,3 mil metros quadros. A ampliação e modernização permitem que historiadores, pesquisadores e toda a população possam encontrar com ainda mais facilidade aquilo que procuram, com tecnologias que fortalecem a preservação da memória local.

“É um espaço que abriga a documentação permanente do município, com laboratório, sala de restauro, totem com vídeos da nossa história, higienização dos materiais e ambientes para pesquisadores, separados do volume da massa documental”, destacou a secretária de Cultura, Mônica Debs.
Entre as novidades encontradas no espaço, está a instalação de um armário deslizante, capaz de economizar espaço e documentos, além da digitalização de peças como fotografias e jornais. “Assim, conservamos a vida útil desses documentos e todo o processo de higienização e armazenamento”, completou a coordenadora do Arquivo Público, Karla de Oliveira.

Criado em 1986, o Arquivo Público tem a finalidade de armazenar e preservar a documentação pública produzida pela Prefeitura e Câmara de Uberlândia. Além desta documentação, mantém sob custódia documentos iconográficos, cartográficos, manuscritos, jornais, fotografias e revistas sobre a cidade. Como resultado do projeto “Depoimentos”, o local ainda dispõe aos pesquisadores entrevistas gravadas e transcritas, realizadas com pessoas de diversos segmentos da comunidade, além de uma Biblioteca de Apoio, com publicações e trabalhos científicos resultantes de pesquisas realizadas na instituição.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90