Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
02/06/2018 às 00h16min - Atualizada em 02/06/2018 às 00h16min

Cidade precisa de doação de sangue

Hemocentro precisa de estoque para garantir cirurgias na próxima semana

MARIELY DALMÔNICA | REPÓRTER
AGÊNCIA BRASIL/ARQUIVO
As cirurgias eletivas do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) serão retomadas na próxima segunda-feira (4). A unidade, no entanto, faz um alerta, já que o estoque de todos os tipos sanguíneos está baixo no Hemocentro, principalmente de O+ e A-. 

O problema já levou à suspensão de procedimentos médicos neste ano. No dia 15 do mês passado, por exemplo, o HC-UFU também suspendeu os procedimentos eletivos por falta de estoque de todos os tipos de sangue. A reserva estava em níveis críticos e foi destinada aos atendimentos de casos de urgência e emergência.
De acordo com Ludmila Guimarães Martins, coordenadora do Centro de Captação de Doadores do Hemocentro de Uberlândia, a baixa nos estoques é decorrência da queda no número de doações. “Em maio, as doações caíram devido ao tempo frio, às doenças respiratórias, gripes e resfriados. E por causa da greve dos caminhoneiros, elas chegaram a cair ainda mais, pela metade do que era esperado”, disse. 

Ainda segundo Ludmila, é preciso cerca de 2,4 mil doações por mês para atender todas as unidades de abrangência do Hemocentro de Uberlândia, que incluiu hospitais da rede pública e privada de 17 municípios da região. “[Após a greve] Houve uma melhora, conseguimos cerca de 100 doações por dia, o que é a média esperada”, afirmou a coordenadora. 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90