Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/05/2018 às 07h41min - Atualizada em 24/05/2018 às 07h41min

Inovação para além das tecnologias é tema de evento em Uberlândia

SÉRGIO GOUVÊA | ESPECIAL PARA O DIÁRIO
Maurício Ricardo durante palestra na quarta-feira, no Campus Karaíba | Foto: Sérgio Gouvêa
  
A cada dia surgem novidades no mundo da tecnologia e com isso quando se fala em inovação a tendência é que o tema seja associado a algo relacionado a esta área. Para desmistificar esta ideia e mostrar que o ato de inovar é bem mais amplo, um evento em Uberlândia, que acontece até hoje, promove mais de 100 atividades, envolvendo centenas de especialistas de todos os setores, destacando além de novas ferramentas, também como pensar, fazer, criar e interagir.

Esta visão da inovação além da tecnologia é compartilhada pelo empreendedor, cartunista e jornalista Maurício Ricardo, que fez uma palestra da segunda edição do Una InovaWeek. “Vai muito além. Tivemos um período inicial que a tecnologia era uma coisa isolada que não conversava com o mundo das ideias e dos negócios. Hoje é uma ferramenta fundamental para fazer com que as ideias inovadoras aconteçam. Então mesmo que você esteja num ambiente de empreender e investir, se você não tiver conhecimento básico do que é aquilo e a capacidade que tem, não conseguirá enxergar este mundo de inovação que mal começamos a ver”, ressalta.

Ele exemplifica citando casos que usam a tecnologia, mas envolvem novas formas de pensar e agir para inovar e transformar, como os aplicativos para transporte de passageiros. “Estes aplicativos acabam por contribuir para evitar um caos social, pois desempregados podem ir para rua dirigir e voltar com um dinheiro que não resolve a vida, mas pode ser maior que o salário médio do brasileiro. Assim também acontece com o uso das redes sociais e com a própria imprensa em Uberlândia, sendo o crescimento do Diário de Uberlândia uma prova disso, porque teve uma mentalidade mais web, mais enxuta do que outros que tinham uma velha maneira de fazer mídia”, exemplifica Maurício Ricardo.

A diretora geral da Faculdade Una em Uberlândia, que promove o evento, também reforça esta visão mais ampla. “A inovação tecnológica é uma presença constante em nossa vida e serve como ferramenta para se inovar em todas as áreas como um todo e todos setores. Temos que pensar diferente, rever processos, dinâmicas e nos reinventar nos tempos modernos. Com este evento envolvemos todas as áreas, por meio de nossos alunos, professores, comunidade e especialistas da cidade e até nacional, para discutir diversas questões e entender como podemos mais do que falar, mas praticar a inovação”, explica a diretora.

Além de novidades, o evento também promoveu o Circuito de Oportunidades com dezenas de empresas, com vagas de emprego e estágio abertas, em busca de pessoas com esta visão de fazer diferente. Para Marcela Pimenta, gerente de RH da Callink que participa do evento e está com 230 vagas abertas, este é um ambiente propício para fomentar oportunidades. “Nós trabalhamos diretamente com inovação no atendimento ao cliente e estamos com vagas abertas, sempre na busca por interessados em inovar e fazer o diferente. Aqui estamos bem próximos de um público mais específico e na primeira noite recebemos dezenas de currículos”, conta Marcela Pimenta
 
SERVIÇO

O QUE: Una InovaWeek - Palestras e contato com empresas para o mercado de trabalho
ONDE: Campus Karaíba da Una Uberlândia, na Alameda Paulina Margonari, 59
QUANDO: das 18h às 20h desta quinta-feira (24)
Mais informações: www.una.br/inovaweek
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90