Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/05/2018 às 16h53min - Atualizada em 14/05/2018 às 16h53min

Festival que brinda ciência estreia em Uberlândia

Pint of Science acontece nos dias 14, 15 e 16 de maio e leva projetos de pesquisa acadêmica em linguagem acessível para bares da cidade

DA REDAÇÃO
  
Uberlândia fará sua estreia no Pint of Science em grande estilo. Durante os três dias do festival mundial de divulgação científica, pesquisadores da cidade e da região vão conversar com o público sobre temas como experiências de inclusão no cotidiano, o ensino do Direito por meio da literatura e a simbiose entre humanos e computadores.

A proposta dos bate-papos, marcados para 14, 15 e 16 de maio, é esclarecer dúvidas e apresentar as últimas descobertas nessas e em outras áreas do conhecimento. Será uma oportunidade de os moradores conversarem com os cientistas de forma descontraída, entenderem como funciona a pesquisa científica e descobrirem dificuldades e belezas da ciência.

“O grupo que foi reunido para apresentação de estreia do Pint em Uberlândia é bastante diversificado. Nós tivemos o cuidado de fazer o evento o mais amplo possível em termos de assuntos para que despertasse o interesse da sociedade sobre ambientes acadêmicos e desfizesse aquela visão que algumas pessoas têm do acadêmico como uma pessoa que fala de uma coisa que ela não vai entender. Esses pesquisadores foram selecionados inclusive por causa disso, pela facilidade de comunicação que eles têm, pela diversidade de seus projetos e, de forma geral, pela variabilidade de suas pesquisas, tanto quanto por impacto que elas causam na vida das pessoas”, explica Eduardo Bernardes, coordenador do evento no município.

Entre os destaques deste primeiro ano de participação da cidade estão os pesquisadores Kleber Del-Claro, biólogo, que vai tratar de comportamento animal e correlações possíveis com o comportamento humano; a pesquisadora Veridiana Ávila, que trabalha com toxinas de veneno de cobra e suas aplicações para tratamento de doenças; além do trabalho do professor Alexandre Cardoso, que faz pesquisas interessantes falando sobre a interface entre homem e computador. A programação conta com pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e convidados da Universidade de São Paulo (USP).

Os encontros em Uberlândia vão acontecer nos restaurantes Cachaçaria Água Doce, no bairro Morada da Colina e Alfaiataria, no Centro, sempre a partir das 19 horas. A programação completa está disponível no site pintofscience.com.br e não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita – paga-se apenas o que for consumido nos estabelecimentos – e não há emissão de certificado.

De Norte a Sul do Brasil – O Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. Neste ano, 21 países promoverão o evento de forma simultânea.

No Brasil, onde o festival foi realizado pela 1ª vez em 2015, na cidade de São Carlos, o Pint of Science acontecerá em 56 municípios distribuídos pelas cinco regiões e a expectativa é de que 50 mil pessoas compareçam aos bate-papos.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90