08/05/2018 às 11h03min - Atualizada em 08/05/2018 às 11h03min

Casa da Cultura abre as portas para espetáculo de música erudita

Recital InCantus ganha nova edição nesta terça-feira (8), às 20h

DA REDAÇÃO
 
A música erudita é destaque na programação cultural de Uberlândia. Nesta terça-feira (8), a partir das 20h, a Casa da Cultura abre as portas para mais uma edição do Recital InCantus, que traz para o palco um quarteto de especialistas em um espetáculo de canto, violino e piano.

A apresentação reúne os premiados Maynne Gomes (soprano) - Concurso de canto “Ellidê Nardi dos Santos”, Concurso Nacional Villa Lobos (ES); Bryan Marvean (violino) – Festival de Maio de Belo Horizonte, Gramado in Concert, Orquestra Camargo Guarnieri, Orquestra Municipal de Uberaba; Paloma Monteiro (piano) – Festival de Música Colonial de Juiz de Fora, Festival de Cordas e Piano de Belo Horizonte, Festival nas Montanhas de Poços de Caldas, Concurso de Piano Professor Abrão Calil Neto, Concurso Nacional Cora Pavan Capparelli -; e Maria Célia Vieira (piano).

“Preparamos um repertório especial, com grandes artistas da região, e esperamos uma grande participação do público. A Casa da Cultura é um local que oferece um ambiente ideal para esse tipo de apresentação e essa é mais uma oportunidade de conferir este lindo trabalho”, adiantou Maria Célia.

Mestre em Educação Musical pela Eastman School Of Music, nos Estados Unidos, Maria Célia estudou com renomados professores, dentre eles o compositor Camargo Guarnieri. Foi ainda coordenadora do Curso de Formação Musical Básica no centro de Estudos MUSIKA, de Goiânia (GO), e integrou o quadro docente do Departamento de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Em seu currículo, coleciona apresentações por diversas cidades do Brasil e do mundo, como Rochester, nos EUA, e Bremen, na Alemanha.

 Há oito anos, a carreira da artista ganhou um novo capítulo, ao ser uma das idealizadoras do projeto InCantus, em Uberlândia, ao lado de Itamar Medeiros, com o apoio da prefeitura. A iniciativa nasceu de uma vontade de disseminar ainda mais a música erudita no calendário cultural da cidade, além daqueles que mantém vivo este segmento no cenário local.

MÚSICA CLÁSSICA EM UBERLÂNDIA

Desde 2010, quando o projeto InCantus foi criado, a música erudita ganhou ainda mais evidência nos espaços culturais do município. Um avanço que, segundo Maria Célia, corresponde a um envolvimento de muitos em prol do mesmo objetivo.

“O projeto trouxe uma valorização muito grande. Temos nos dedicado bastante desde o início, trazendo artistas, reunindo com outros nomes da região, e hoje podemos dizer que conseguimos uma visibilidade nacional. É muito gratificante perceber esse desenvolvimento e, a cada ano, aprimoramos para poder movimentar ainda mais, tendo o apoio da Secretaria de Cultura, a formação do público e o surgimento de novos artistas”, disse.

SERVIÇO

O quê: Recital InCantus
Quando: terça-feira (8), às 20h
Onde: Casa da Cultura, localizada na praça Cel. Carneiro, 89
Entrada franca
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »