Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/03/2018 às 18h33min - Atualizada em 15/03/2018 às 18h33min

Empresas têm dificuldades em contratar vendedores

Vagas estão abertas, mas faltam profissionais qualificados no mercado

MARIELY DALMÔNICA | REPÓRTER
Bânia Poli destaca importância da comunicação e abordagem para o bom vendedor | Foto: Divulgação

Em Uberlândia, empresas encontram dificuldades em conseguir vendedores qualificados para o preenchimento das vagas. De acordo com Bânia Poli, gerente executiva da Fundação da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), muitas pessoas acreditam que realizar vendas seja algo fácil. “Não é simples assim, as empresas precisam de profissionais que tenham competência, que saibam como é o processo de vendas e de negociação”, explicou.

Hoje a Fundação CDL está com 12 vagas abertas para vendedores, mas faltam profissionais capacitados para preenche-las. Para a gerente de vendas de uma empresa do setor imobiliário, Cássia Lourenço, qualificação não significa, necessariamente, tempo de experiência. Ela conta que muitas pessoas decidem seguir esta área por falta de oportunidade em outros setores. Por isso, a visão deste posto de trabalho, muitas vezes, fica como algo passageiro, temporário. “Elas não procuram crescer, existe uma grande falta de vontade de se adequar ao mercado”, disse Cássia.

Ela afirmou que o comprador sempre procura pessoas qualificadas. Por isso, o vendedor deve ser simpático e disciplinado para ter uma boa argumentação e despertar o interesse do cliente durante a negociação, para então conseguir fechar a venda.

Para Bânia Poli, há esperança de que nos próximos meses haja um aumento nas contratações, mas para esses casos, é preciso demonstrar competência. “O profissional não precisa só saber se comunicar, ele deve saber negociar, abordar o cliente corretamente e fazer um bom atendimento’, completou.

ATUALIZAÇÃO

Concorrência é o que não falta. O jargão tão comum aos empresários é reforçado pela especialista. “Existem muitas lojas e empresas no mesmo segmento, então o desafio de vender é bem maior. Se o vendedor não fizer uma ótima abordagem, o comprador não volta ao local”, completou Bânia.  

No fim do mês, a Fundação CDL irá realizar um curso para capacitar vendedores e os interessados já podem se inscrever. O curso irá abordar de forma teórica e prática como os vendedores devem atuar no mercado atualmente.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90