Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
08/03/2018 às 19h01min - Atualizada em 08/03/2018 às 19h01min

Cemepe oferece cursos gratuitos de Libras, Braille e Sorobã

Inscrições estão abertas e se encerram nesta sexta-feira (9)

DA REDAÇÃO
Atualmente, município atende mais de 2.400 alunos com alguma deficiência | Foto: Araípedes Luz/Secom-PMU

O Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) está com inscrições abertas para os cursos gratuitos de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), Braille e Sorobã. O prazo se encerra na sexta-feira (9), as aulas serão gratuitas e oferecidas no Cemepe, no bairro Brasil, durante seis meses.

BRAILLE E SOROBÃ

O curso “A escrita e a leitura no sistema Braille” conta com 30 vagas e oferecerá os conhecimentos básicos do Braille e do Sorobã. O aprendizado promove a independência e a inclusão das pessoas com deficiências visuais nos ambientes sociais. As aulas serão ministradas às segundas e terças-feiras, das 8h às 11h; e às quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 16h30. Podem participar do curso os profissionais da educação e a comunidade em geral. As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico.

A professora do Cemepe, Cleuza Maria de Souza, tem 67 anos de idade, utiliza os sistemas há mais de 50 anos, é servidora municipal há 25 anos e ministra aulas de Braille e Sorobã há 18 anos. “Tenho deficiência visual e nunca me deixei abater por isso e hoje contribuo para uma sociedade mais igualitária para todos. Quem tem alguma deficiência não pode se intimidar, tem que conquistar seus espaços e ser feliz”, disse.

Segundo Cleuza de Souza, atualmente a tecnologia e a informática estão ajudando no dia a dia de quem tem alguma deficiência. “O computador contribui, mas nada substitui o papel, por isso o Braille é tão importante”, afirma a professora, que utiliza com impressionante agilidade a reglete e a punção, instrumentos do Braille; e o ábaco, do Sorobã.

LIBRAS

O curso de Libras disponibiliza 60 vagas, sendo 30 para o nível básico e 30 para o intermediário. O objetivo é melhorar a interação e a comunicação dos usuários desta língua no dia a dia, contribuindo para a inclusão social das pessoas com surdez.

om três turmas, as aulas para o nível básico acontecerão às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h30; e às sextas-feiras , das 19h às 21h30. No intermediário as aulas serão às quartas-feiras, das 19h às 21h30.

Para ambos os cursos o público-alvo são profissionais do magistério e comunidade em geral. As inscrições estão sendo feitas no Cemepe, localizado na avenida Professor José Inácio de Souza, 1.958, no bairro Brasil.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90