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28/02/2018 às 14h32min - Atualizada em 28/02/2018 às 14h32min

Empresários mineiros vão até a China por negócios

Missão acontece em março e busca ampliar vendas do Estado na Ásia

AGÊNCIA MINAS | BELO HORIZONTE
Programação prevê ida a Hong Kong, onde será feita visita à feira Gourmet Asia, a maior do continente | Foto: Wikimedia Commons

Com um PIB de US$ 11,2 trilhões e uma população de 1,3 bilhão, a China é hoje um mercado com oportunidades para entrada e consolidação de novas marcas. Com o objetivo de ampliar as exportações de Minas Gerais, a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior do Estado (Indi) realiza a 2ª Missão de Empresários Mineiros à China.

A missão, que acontece entre os dias 9 e 18 de maio de 2018, foi lançada ao público no 2º China Day, evento de prospecção de negócios que irá acontecer no dia 12 de março em Uberlândia.

A programação da missão contará com atividades em Hong Kong e Shanghai. A agenda inclui encontros de negócios e eventos de relacionamento, com apresentação da gastronomia do estado. Uma novidade é que Minas Gerais contará com um estande na Sial China, maior feira de alimentos e bebidas da Ásia, onde os empresários mineiros participantes poderão expor seus produtos.

“Será um espaço de apresentação do produto, com degustação, e com capacidade de atender ao público interessado em gerar negócios com os empresários”, afirma a diretora-presidente do Indi, Cristiane Serpa.

PREPARAÇÃO

O processo de urbanização em curso na China aponta para novos hábitos alimentares e para a diversificação da cesta de consumo. No setor de alimentos e bebidas, há um crescimento médio anual de 9,23% nas importações, segundo dados da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).

“Concorrer com produtos baratos e homogêneos é pouco lucrativo. O caminho é a diferenciação, construindo qualidade e identidade da marca”, diz o diretor e vice-presidente do Indi, Ricardo Ruiz. Foco em nichos de mercado e adequação do produto segundo parâmetros sanitários também devem ter a atenção de empresas que desejam entrar no mercado chinês.

Para preparar os empresários, a participação na missão inclui um processo anterior e mais amplo que a agenda na China. As empresas participantes contarão com acompanhamento técnico especializado pela equipe do Indi e coaching com especialistas no mercado asiático, além do desenvolvimento de materiais promocionais para divulgação.

ATIVIDADES

A missão se inicia no dia 8 de maio, em Hong Kong, onde será feita visita à feira Gourmet Asia. No dia 12 a delegação se desloca para Shanghai. A agenda inclui encontros de negócios personalizados nas duas etapas do projeto, visitas técnicas e eventos de relacionamento empresarial.

A gerente de negócios internacionais da Forno de Minas, Gabriela Cioba, esteve no 2º China Day, realizado em auditório do BDMG na última semana, e manifestou interesse da empresa em participar da missão.

“O pão de queijo não é conhecido na China, mas, com a abertura de mercado, com a ocidentalização, vejo muito potencial para o nosso produto. Fizemos adaptações em relação ao paladar e nova embalagem. Mas é muito importante apresentar como consumir: temos que ensinar o que é o pão de queijo, relacionar com o que o chinês gosta de consumir e mostrar como o produto vai entrar na vida do chinês”, diz Gabriela.

Para aproximar as duas culturas, além das rodadas de negócio formais, a missão contará com momentos de apresentação da gastronomia, utilizando produtos apresentados nas feiras, com a participação de compradores e formadores de opinião. O Indi oferecerá, ainda, intérpretes e transporte para compromissos oficiais.
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