Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/02/2018 às 05h12min - Atualizada em 18/02/2018 às 05h12min

Financiamentos facilitam ingresso

Além do Fies, outros programas de crédito universitário e de bolsas ajudam aluno a estudar em faculdade particular

ISABEL GONÇALVES | REPÓRTER
Em Uberlândia, 12 faculdades oferecem a possibilidade de financiamento através do Fies / Foto: Divulgação/Uniube

Com a divulgação do resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pelo Ministério da Educação (MEC), estudantes que não conseguiram uma vaga em universidades públicas espalhadas pelo país voltam a sua atenção para os programas de financiamento e bolsas em faculdades particulares. Entre amanhã e 23 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Em 2018, o Ministério da Educação (MEC) mudou as regras do programa de crédito para cursos superiores e terá 310 mil novas vagas, sendo 100 mil a juro zero para estudantes que tiverem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

Em Uberlândia, doze faculdades particulares oferecem a possibilidade de financiamento através do Fies. Para consultar as instituições e os cursos disponíveis para essa modalidade, o candidato deve acessar o site do programa, que traz a listagem completa (http://sisfiesportal.mec.gov.br/?pagina=pesquisa)

Entre as novas regras do Fies, sancionadas em 7 de dezembro de 2017 pelo presidente Michel Temer,  está o período de carência para começar a pagar. Agora, os estudantes têm que começar a pagar o financiamento assim que concluírem a faculdade. Antes, tinham um ano e meio para iniciarem o pagamento. A estimativa do MEC é de que o saldo seja quitado em um prazo de até 14 anos.

No novo modelo, o governo deixa de ser o único responsável pela inadimplência, que chegava a 50%. Além disso, o financiamento varia de acordo com a renda familiar do aluno.

Para poder participar, o candidato deverá cumprir por antecipação os seguintes requisitos: ter feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e não ter zerado a redação.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no site do Fies Seleção (http://fiesselecao.mec.gov.br/). Em caso de pré-seleção em uma das vagas disponíveis para financiamento, o estudante deverá complementar informações da sua inscrição e, posteriormente, fechar a contratação do financiamento.

Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do Fies. Também poderão participar do programa os cursos que, ainda não avaliados pelo Sinaes, estejam autorizados para funcionamento pelo cadastro do MEC. Durante o curso, o estudante deve ter rendimento para ser aprovado em todas as matérias.

ALTERNATIVAS

Nos últimos anos, o número de contratos do Financiamento Estudantil (Fies) apresentou uma redução drástica, segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Em 2017, foram firmados 167.971 contratos entre os estudantes e o governo. Em 2016, o número foi de 203.626, e em 2015, 287.464. No ano de 2014, o número de governo registrou 732.682 acordos firmados, recorde de formalizações no programa.

Com essa queda acentuada, muitas faculdades particulares têm ofertado programas de desconto ou financiamento próprios, além de bolsas de estudo.

Em Uberlândia, a Uniube disponibiliza diferentes programas de descontos e bolsas para graduações presenciais. Entre as modalidades para a redução de mensalidade está o PROEM, com desconto de 50% para quem cursou os três anos do ensino médio em escola pública e com renda máxima de até três salários mínimos per capita. Através do “Bolsa Turno”, o estudante pode obter até 40% de desconto no curso de Direito. Por fim, a faculdade concede descontos nos cursos de Engenharia para funcionários de empresas conveniadas. Detalhes sobre os programas de benefícios estão disponíveis no site da Uniube (http://vestibular.uniube.br/).

Na Unitri, além do financiamento pelo Fies, os estudantes podem obter descontos nas mensalidades através de três programas. Nos “Exames de Bolsas”, provas realizadas uma vez por semestre, os candidatos obtém um abatimento no valor pago mensalmente de acordo com a nota obtida, podendo chegar até 100%.

No “Projeto Talento”, a Unitri disponibiliza bolsas parciais para candidatos aprovados no vestibular da instituição. A porcentagem de descontos já é pré-definida por curso. Por fim, através do “Projeto Talento Empresa”, a faculdade disponibiliza à empresas parceiras um programa de descontos especiais para funcionários e dependentes.  Inscrições e mais informações podem ser conferidas no site da instituição (http://unitri.edu.br/).

A faculdade Pitágoras também trabalha com o Fies, mas oferta outras opções de financiamento e descontos. Através do vestibular próprio, a instituição oferece reduções nas mensalidades e bolsas integrais. Para quem deseja financiar o curso, há a possibilidade de aderir o Parcelamento Estudantil Privado, no qual você pode pagar até 70% do curso após a conclusão. O tempo de pagamento após o candidato se formar é o equivalente ao tempo da graduação cursada. Detalhes sobre descontos e financiamentos podem ser conferidos no site (https://pitagoras.vestibularja.com.br/inscricao#informacoes-iniciais).

A Una Uberlândia disponibiliza algumas categorias para obtenção de desconto nas mensalidades, além de um programa de financiamento. A instituição oferece bolsa de 10% para ex-alunos dos cursos de graduação e ex-alunos de pós-graduação que desejam cursar uma nova graduação, e bolsa de 35% para ex-alunos dos cursos de graduação e ex-alunos de pós-graduação que desejam cursar uma pós-graduação. No programa “Vivência Premiada”, candidatos com mais de 60 anos aprovados no vestibular ou na pós-graduação recebem 50% de desconto. Funcionários de empresas conveniadas e entidades parceiras também podem obter bolsas que cobrem 50% das mensalidades.

Além de vagas pelo Fies, a Una oferece uma modalidade de financiamento estudantil que permite que o estudante pague o semestre da graduação em até 12 meses sem juros. Mesmo que o estudante já tenha algum desconto ou financie parte do seu curso com o Fies, ele pode financiar o restante com esse crédito universitário. Para esse financiamento, o candidato não precisa comprovar renda ou ter um fiador, basta não ter restrições no próprio nome. Para a diretora geral da instituição, Elaine Benfica, essa modalidade é menos burocrática que o programa do Governo. “Diferente do Fies, o Juro Zero não tem limitação de vagas, o que permite que mais estudantes contratem esse crédito”, afirma. Informações sobre a obtenção do crédito e demais formas de desconto estão disponíveis no site da Una (https://www.una.br/unidade/faculdade-una-de-uberlandia/) 

Na Uniessa, os candidatos podem obter descontos na mensalidade através do programa “Bolsa Social”. A inscrição pode ser realizada no site (https://uniessa.com.br/bolsa/) e uma análise do perfil do candidato é realizada pela instituição. No cadastro, o estudante pode sugerir quanto consegue arcar com a graduação.    

QUERO BOLSA

Programa oferta 142 mil bolsas de estudos

Outra opção para quem deseja cursar uma graduação ou pós-graduação, mas não consegue pagar o valor integral das mensalidades, é o programa de incentivo Quero Bolsa (https://querobolsa.com.br/). O site de inclusão de jovens no ensino superior disponibiliza mais de 142 mil bolsas de estudos de até 70% de desconto, em 70 instituições presentes em Minas Gerais. Em Uberlândia, faculdades como Esamc, Pitágoras, Fases, Una e Unitri disponibilizam bolsas de até 70% através desta plataforma.

As bolsas são para cursos nas modalidades presencial e a distância (EaD). Para obter o benefício, basta o candidato procurar o curso de interesse, efetuar a inscrição no site e, em seguida, pagar a pré-matrícula para garantir a bolsa de estudo. Tudo isso sem necessidade de comprovação de renda. “Após concluir o processo na plataforma, deve comparecer à instituição de ensino escolhida para prosseguir com os trâmites da matrícula”, explica Marcelo Lima, diretor de relações institucionais do Quero Bolsa.

De acordo com Lima, a opção é diferente dos moldes do financiamento estudantil, uma vez que o aluno assegura um percentual de desconto no valor da mensalidade até o final do curso e, após a sua conclusão, não precisa pagar qualquer taxa extra para o Quero Bolsa ou a faculdade.

PRAVALER

Feirão online termina hoje com opções a juro zero

Os estudantes interessados em iniciar a faculdade neste primeiro semestre do ano também podem participar da 5ª edição do Feirão Juro Zero promovido pelo programa de crédito universitário privado Pravaler. Nesta opção, instituições de ensino parceiras subsidiam parte dos juros das mensalidades ao longo de todo o curso. O Feirão termina hoje e os estudantes começam a pagar as parcelas somente em abril. Em algumas faculdades, o benefício é estendido também para veteranos.

Em Uberlândia, participam as faculdades UNA e Unipac, mas existem quase 300 instituições brasileiras participando da iniciativa.
Com o Juro Zero do Pravaler, os alunos podem pagar um semestre em um ano sem juros, apenas a correção monetária. Para essa opção não há limites de vagas e nem renda máxima para participar. Além disso, quem não fez o Enem também pode contratar O Pravaler Juro Zero. Tudo é online e não é preciso ter conta em banco. 

Os estudantes interessados precisam estar matriculados em uma das instituições parceiras que estejam participando do 5º Feirão. O aluno precisa de um fiador e a soma da renda dos dois deve ser de, no mínimo, duas vezes e meia o valor da mensalidade. Caso o aluno não tenha renda, o fiador pode comprovar esse valor sozinho. Além disso, os dois não podem ter o nome negativado.

“Nosso compromisso é aumentar as oportunidades para que o jovem invista nos seus sonhos”, explica Fábio Castro, gerente de marketing do Pravaler. Mais informações no site jurozeropravaler.com.br.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90