Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/02/2018 às 05h21min - Atualizada em 03/02/2018 às 05h21min

Grupo pró-renovação mira Congresso

Entre as lideranças selecionadas pelo programa na área política estão três representantes de Uberlândia

JOELMIR TAVARES | FOLHAPRESS
Adriano Zago está entre os 102 selecionados pela Raps; Alexandre Andrade é líder na Raps e agora participa do RenovaBR / Fotos: Divulgação
 
Espécie de "embrião" de movimentos como o Agora!, o Acredito e o Brasil 21, a Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) anunciou na última quarta-feira (31) uma lista de 102 pessoas de todo o Brasil em quem apostará para as próximas eleições. Entre elas estão o vereador de Uberlândia Adriano Zago (MDB), que é o único representante do Legislativo municipal, e a professora do IFTM – campus Uberlândia - Juliana Vilela Alves Pacheco.

Criada em 2012 por um dos fundadores da Natura, Guilherme Leal - que foi candidato a vice de Marina Silva (Rede) em 2010 -, a entidade fez a escolha após um processo iniciado em novembro com mais de mil inscritos. Os novos "líderes Raps", como são chamados, se somam a outros 210 que entraram para o grupo nos últimos anos. Na relação de líderes formados no ano passado está outro representante de Uberlândia, Alexandre Andrade, que foi secretário de Trânsito e Transportes e também candidato a prefeito na eleição de 2016.

Entre os selecionados no RAPs este ano estão o líder indígena Almir Suruí, o pernambucano João Campos, filho do ex-presidenciável Eduardo Campos, a advogada e professora Giowana Cambrone Araujo, que é transexual, o copresidente nacional da Frente Favela Brasil Wanderson Maia, o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero e o ex-líder do Vem pra Rua, Rogerio Chequer.

A diversidade foi buscada também na filiação partidária, diz Marcos Vinícius de Campos, diretor-executivo da Raps. "Mas alguns partidos, mais comprometidos com nossos princípios e a defesa da sustentabilidade, têm maior presença", afirma. Nessa categoria estão, segundo ele, siglas como Rede (campeã de representantes, com 18), Novo, PSB e PSDB.

Na relação aparecem desde integrantes do PT, PSOL e PCdoB até DEM, MDB e PR. Dos aprovados (61 homens e 41 mulheres), 35 já ocupam postos eletivos. Só 14 dos 102 não miram um cargo no pleito de outubro. A maioria dos pré-candidatos quer disputar cadeiras no Congresso Nacional, mas também há postulantes a governos e assembleias estaduais.

Para tentar chegar lá, eles vão receber da Raps acompanhamento e cursos sobre temas políticos e eleitorais. "Um pacote de capacitação olhando para a campanha", resume Campos. A entidade trabalha ainda, segundo ele, para que a integração entre os participantes seja capaz de transformá-los em um bloco coeso, por mais que pertençam a diferentes partidos.

"Não pode ser somente um grupo de pessoas que quer ganhar eleição. Tem que ser uma rede de troca de experiências", afirma o diretor-executivo. Para o financiamento das campanhas, a organização vai incentivar que os participantes busquem doações individuais via crowdfunding. E espera que os partidos direcionem recursos dos fundos públicos também para os novatos.
 
DINHEIRO NA MESA
 
Na Raps, diferentemente do que ocorre no RenovaBR (grupo pró-renovação política que oferece ajuda de custo para quem quiser se candidatar ao Legislativo), "não tem bolsa, não tem dinheiro na mesa", diz Campos. A entidade, entretanto, tem programa para conceder a um pequeno grupo, em parceria com outras entidades, bolsas de até R$ 50 mil por um período de seis meses.

Já faziam parte da rede, mantida com doações, políticos como os governadores Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e Pedro Taques (PSDB-MT), os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e José Antônio Reguffe (DF-sem  partido), os deputados Alessandro Molon (Rede-RJ) e Mara Gabrilli (PSDB-SP) e o ex-vereador Andrea Matarazzo (PSD-SP).

No total, 130 membros indicaram que irão se candidatar (80 para o Congresso). A meta da Raps é eleger entre 40 e 50 deputados federais e até cinco senadores, de acordo com Campos.

A ideia de renovação, diz ele, passa longe do conceito de que apenas pessoas que nunca tiveram mandato devem ser eleitas. "Não dá para dizer que não há uma pessoa qualificada entre os que já são eleitos a cada dois anos no Brasil. Existe entre eles uma parte que é muito séria", afirma o diretor.
 
VIA LIBERAL
 
Outro movimento da sociedade civil interessado em levar novos nomes para as urnas - este derivado do Vem pra Rua -, a Frente pela Renovação divulgou nesta semana ter chegado a 300 inscritos em seu processo seletivo.

A organização, que se apresenta como suprapartidária, quer rastrear pessoas comprometidas com "propostas centro-liberais", que terão apoio do movimento para candidaturas ao Congresso. Não foi estipulada uma meta para o número de apadrinhados.

Aberto em dezembro, o prazo para inscrições se encerra no dia 14 de abril. Além do Vem pra Rua, compõem a frente: a Aliança Brasil, o Instituto de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Irice) e o Ranking dos Políticos.
 
MOVIMENTOS

Uberlândia tem três representantes selecionados


Juliana Alves é professora e também está na turma da Raps / Foto: Divulgação

Três representantes de Uberlândia estão entre os selecionados em programas nacionais que tem como proposta formar novas lideranças na tentativa de promover uma renovação nos atuais quadros da política a partir da eleição deste ano, principalmente no Congresso Nacional.

Adriano Zago foi o único vereador de Uberlândia selecionado para compor a nova turma da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (Raps). Ele disputou a vaga com outros 1.037 candidatos de todo o país e foi selecionado entre os 102 novos líderes de 2018. O movimento é suprapartidário.

“Na seleção, a instituição viu em nossa atuação parlamentar um perfil compatível com suas missões”, disse Zago, se referendo a ações como economia de gastos no mandato parlamentar (é o único vereador que faz a doação, desde 2013, da diferença do aumento do salário a instituições sociais), atividades de formação política com jovens e crianças e ações na área da sustentabilidade.

Os novos “líderes raps” têm uma extensa agenda já programada para o ano todo, com seminários e workshops.

O ex-secretário de Trânsito e Transportes Alexandre Andrade foi líder da Raps na turma do ano passado. Este ano, disputou com quatro mil candidatos uma vaga em outro movimento, o RenovaBR, e foi selecionado entre os 100 que passarão pela qualificação. No RenovaBR só participam dos treinamentos quem nunca teve mandato eletivo. “Participando desses movimentos ficamos com a certeza de que neste momento de tantos conflitos e divisões, temos que olhar o Brasil pela perspectiva do que une o brasileiro”, diz Andrade, que foi o único do interior de Minas Gerais entre os selecionados.

Juliana Vilela Alves Pacheco é professora do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) em Uberlândia e também foi uma das selecionadas na nova turma da Raps. “Em um momento de tanto descontentamento e descrença na política brasileira, a Raps possui uma proposta de capacitar líderes visando empreendedorismo de seus membros”, diz Juliana. “Meu objetivo é a partir dos seminários e capacitações ofertadas qualificar-me e preparar-me com base nos princípios da Raps para construir uma carreira política sólida, empreendedora e transparente”, completa a professora, que quer disputar uma vaga de deputada federal.

Adriano Zago pretende disputar uma vaga de deputado federal em outubro. Alexandre Andrade também pode entrar no páreo, mas ainda não descarta a possibilidade de tentar uma cadeira na Assembleia Legislativa. “Estamos analisando o cenário”, disse.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90