Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/01/2018 às 18h16min - Atualizada em 29/01/2018 às 18h16min

Diversidade do Cerrado é destaque no Siquierolli

Bioma inspira artistas da UFU que produziram uma exposição e um livro

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA

Parque Siquierolli, na zona norte de  Uberlândia, é uma das opções que reúne lazer ao ar livre e arte. O local, que foi uma fazenda no passado, abriga o Museu de Biodiversidade do Cerrado.

Segundo informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Uberlândia, em 2017, mais de 50 mil pessoas passaram pela área de preservação, número recorde desde que o local foi aberto para visitação, em 2002.

Os visitantes, além de aproveitarem cada vez mais o espaço como locação para fotos, têm acesso a um rico acervo da fauna e flora do bioma que inspira, inclusive artistas.

O Cerrado e sua riqueza e diversidade foi base para a exposição coletiva “Acessos ao Cerrado”, que  deu origem também a um livreto de 30 páginas com belas imagens da exposição e informações sobre o processo de produção.

A exposição foi encerrada no Siquierolli no domingo, mas ainda há livretos disponíveis para os visitantes. O material, assim como o Cerrado, é rico em formas e cores.

 A idealizadora do Projeto, Priscila Rampin, apresenta suas obras ao lado ds artistas visuais Andressa Boel, Beatriz Rauscher e Nikoleta Kerinska. As artista fazem parte do grupo de pesquisa Poéticas da Imagem, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Outros dois convidados apresentam trabalhos na mostra: Mariza Barbosa e Gastão Frota.

Os artistas foram a campo e fizeram da natureza local seu principal objeto de estudo que culminou na exposição, viabilizada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC).

Entre as fotografias, gravuras, desenhos e colagens estão destacados espaços como do próprio Parque Siquierolli, da Estação Ecológica do Panga e da Coleção de Palmeiras da Fazenda o Glória, administrada pela UFU.

“O bom de tudo isso é que o espectador pode levar o livro e contemplar as obras em casa”, disse Priscila Rampim que espera também levar a exposição para outras cidades.

SERVIÇO

O QUE: Museu de Biodiversidade do Cerrado
ONDE: Parque Municipal Victorio Siquierolli (Av. Nossa Sra. Do Carmo, 707, Jardim América I)
FUNCIONAMENTO:  de terça-feira a domingo das 8h às 17h30
ENTRADA FRANCA
INFORMAÇÕES: 3212-1692
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90