Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/01/2018 às 17h18min - Atualizada em 17/01/2018 às 17h18min

Verão no Parque oferece atividades e avaliações

Ações no Parque do Sabiá acontecem gratuitamente até o dia 25 deste mês

VINÍCIUS ROMARIO | REPÓRTER
Nas tendas são realizados serviços como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e bioimpedância / Foto: Vinícius Romario
 
Frequentadores do Parque do Sabiá podem participar até o dia 26 de janeiro do programa Verão no Parque, iniciado na segunda-feira (15) pela Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel). As atividades como ginástica dançante e avaliações físicas são oferecidas a partir das 17h e de segunda a sexta-feira. A expectativa é que 1,3 mil pessoas participem das atividades e avaliações diariamente.

Para atender ao público, tendas e um palco foram montados próximos à entrada do bairro Tibery, na zona leste. Lá são realizados serviços de aferição de pressão arterial, testes de glicemia, bioimpedância, medidas de peso e altura, avaliação de dobras cutâneas, orientações nutricionais, maquiagem, dicas de beleza e massagens nos pés. A partir das 18h30 iniciam as aulas de ginástica dançante (zumba, fitdance ou aeróbica).

De acordo com o diretor geral da Futel, Silvio Soares dos Santos, a intenção é incentivar a população a utilizar mais o parque. “Além das pessoas que frequentam o parque diariamente, no início do ano e com o verão, muitos iniciantes se animam. Com esses serviços oferecidos, essas pessoas podem iniciar uma rotina de exercícios com dicas saudáveis e com dicas profissionais”, afirmou Santos.

O estudante Fernando Pereira de Araújo se exercita no parque com frequência e aproveitou para passar pelas avaliações físicas, na última terça-feira (16). Ele afirmou achar a iniciativa importante para auxiliar as pessoas que desejam ter uma avaliação profissional, mas que não têm tempo ou condições. “Aqui a pessoa já mede a pressão, recebe algumas dicas e pode evoluir na rotina de exercícios”, disse Araújo.

DICAS

O preparador físico Rubens Franco participa do projeto e dá orientações para interessados em iniciar uma atividade física. Ele ressalta que, para os iniciantes, o importante é ter cautela com os exercícios, que devem ter A intensidade evoluída de forma gradual. “Tem que ser como numa pirâmide, ir evoluindo, pegando mais preparo. Os riscos de lesão são muito grandes em pessoas que querem iniciar atividades de forma intensa. Tudo isso sempre alinhado a uma boa alimentação.”

Para conseguir manter-se em um exercício é importante que os hábitos alimentares também mudem. É isto o que indica a nutricionista Kamilla Tavares de Sousa. “O principal da alimentação é consumir cada vez menos produtos industrializados e mais os naturais, principalmente frutas e verduras. O acompanhamento de um profissional também ajudará a criar um projeto específico para a pessoa”, disse Kamilla Sousa.

Do lar, Angélica Batista também vai ao parque constantemente para se exercitar e aproveitou o dia de ontem para pegar dicas com os profissionais presentes. “Isso é ótimo, porque agora sei o que preciso melhorar e como fazer para conseguir chegar lá”, ressaltou.
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90