30/11/2017 às 17h48min - Atualizada em 30/11/2017 às 17h48min

Ferub abre mais vagas em curso de aquaponia

DA REDAÇÃO
Aquaponia mistura sistema para cultivo de planta e peixe / Foto: Araípedes Luz/Secom/PMU

 

A Fundação da Excelência Rural de Uberlândia (Ferub) estendeu o número de alunos atendidos pelo curso de aquaponia. Além da aula marcada para esta sexta, o curso será ministrado também no dia 8, para mais 30 pessoas. As atividades acontecem das 13h30 às 18h.

De acordo com o assessor da Ferub e engenheiro agrônomo responsável pelo projeto, Mayer Andrade Santos, o curso é uma oportunidade tanto para as pessoas que residem no setor urbano de Uberlândia quanto para a comunidade da zona rural. 

“É um minicurso que será realizado ao longo de todo o dia, com conhecimentos teóricos e práticos. Todas as pessoas que tiverem interesse na produção de peixes e hortaliças podem participar”, adiantou.

O equipamento de aquaponia alia técnicas de aquicultura (produção de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas com água sem solo). Toda água utilizada é reaproveitada em um processo de circulação que a torna limpa e em condições de reuso. O custo médio para a montagem da estrutura é de R$ 1,2 mil, podendo variar conforme a produção.

Na prática, o sistema é realizado da seguinte forma: os peixes são criados em uma caixa d’água. A água suja com dejetos passa pelo decantador e flui para outro compartimento, onde há uma bomba d’água, argila expandida e microorganismos que agem sobre os resíduos. Em seguida, esse líquido é bombeado para as câmaras e tubos de cultivo. Ao final do processo, a água retorna limpa e apropriada à caixa dos peixes.

O curso é uma realização da Prefeitura de Uberlândia, Ferub e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 3234-1362, ou na própria sede da Ferub, localizada na rua Sudepe, 1410, no setor de Chácaras Tubalina.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »