Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/11/2017 às 17h42min - Atualizada em 28/11/2017 às 17h42min

Ação orienta sobre cuidados contra Aids

DA REDAÇÃO

Para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce em Uberlândia, os profissionais do Ambulatório IST/Aids Herbert de Souza promovem orientações e cuidado junto à comunidade. A ação começou hoje e terá continuidade amanhã (29), das 16h às 19h, no quiosque multiuso do Parque do Sabiá, em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado nesta sexta-feira (1°).

A data surgiu para reforçar a importância do combate à doença, além de despertar a necessidade da prevenção, conforme explica a coordenadora do Ambulatório Herbert de Souza, Cláudia Spirandelli.

“Queremos que as pessoas se cuidem, independente da idade ou orientação sexual. As ações que desenvolvemos permanentemente na cidade são para que cada um reflita no que pode ser feito para conter esta epidemia. Então as atividades desta semana são uma forma de reforçar a importância de permanecer alerta”, apontou.

Na ação, os profissionais farão testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites. A coordenadora explicou que o exame é sigiloso e ainda é ofertado rotineiramente na rede de saúde em Uberlândia. A distribuição gratuita de preservativos que garantem a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis também faz parte das ações da Secretaria de Saúde.

 

AMBULATÓRIO

Até outubro deste ano, foram diagnosticados 377 novos casos de Aids no Ambulatório Hebert de Souza. No mesmo período do ano passado, o ambulatório contabilizou 622.

Para Spirandelli, mesmo diante da queda nos registros, o alerta continua. “A Aids é uma doença que não tem cura e a única forma de evitar o contágio com o vírus é usando o preservativo. Quanto mais cedo diagnosticado a presença do vírus, melhor para o tratamento do paciente”, reforçou.

Além dos testes gratuitos de HIV, também são oferecidos no ambulatório exames para sífilis e hepatites virais bem como o acompanhamento, tratamento e orientações aos pacientes da rede.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90