Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/11/2017 às 17h19min - Atualizada em 24/11/2017 às 17h19min

UFU e Ebserh assinam protocolo de intenção

Estatal fará diagnóstico do Hospital de Clínicas para posterior contrato definitivo

DA REDAÇÃO
O reitor Valder Steffen Júnior e o presidente da Ebserh, Kleber Morais, na assinatura do protocolo / Foto: Francisco Willian Saldanha/DF

 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) assinou na última quinta-feira (23) um protocolo de intenções com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a gestão do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HC-UFU). Após os trâmites legais, se a adesão à estatal for aprovada, o HC será o 40º hospital a compor a Rede Ebserh.

Para que o contrato definitivo seja assinado, a estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) irá realizar avaliação e diagnóstico da unidade hospitalar. Esse trabalho consiste na análise documental e visitas técnicas nas áreas de pessoal, orçamento e finanças, assistencial, ensino e pesquisa, patrimonial, contratos, estrutura física e tecnológica. Em seguida, a proposta será apresentada ao Conselho Universitário da UFU para deliberação.

Após a assinatura do protocolo de intenções, o presidente da Ebserh, Kleber Morais, disse que o HC-UFU é um dos maiores hospitais de Minas Gerais e lembrou o caminho percorrido para que a parceria avançasse. “Essa é uma exceção, pois havia a determinação de não assumirmos a gestão de nenhuma outra unidade. Como as tratativas já vinham ocorrendo, construímos um importante alinhamento para que a parceria se concretizasse”, afirmou Morais.

Para o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, a adesão à Rede Ebserh alavancará a melhoria do atendimento de saúde da população da região. “Temos um hospital com 510 leitos, com uma função regional extremamente importante. É um universo que, em alguns casos, pode chegar a 3 milhões de pessoas. E acreditamos que, fazendo parte da Rede Ebserh, teremos condições ainda melhores de garantir o cumprimento integral da enorme função social que nosso hospital tem na região de Uberlândia, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e outras regiões”, disse.

A partir da assinatura do contrato, se identificada a necessidade, será iniciada a implantação de um plano de reestruturação do HC-UFU, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa. O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de pessoal, por meio de concurso público.

 

SOBRE A EBSERH

Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo da Rede Ebserh é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão foi criado em dezembro de 2011 e também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90