Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/11/2017 às 18h02min - Atualizada em 23/11/2017 às 18h02min

Ferub oferece curso de uso da água para criação de peixes e hortaliças

DA REDAÇÃO

Já estão abertas as inscrições para o curso básico de aquaponia na Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub). Apresentado em agosto deste ano, o sistema permite o uso inteligente e sustentável da água para a criação de peixes e o cultivo de hortaliças, simultaneamente. As aulas acontecem no dia 3 de dezembro, a partir das 13h30. Apesar de gratuitas, as vagas são limitadas.

De acordo com o assessor da Ferub e engenheiro agrônomo responsável pelo projeto, Mayer Andrade Santos, o curso é uma oportunidade tanto para as pessoas que residem no setor urbano de Uberlândia quanto para a comunidade da zona rural.  

“É um minicurso que será realizado ao longo de todo o dia, com conhecimentos teóricos e práticos. Todas as pessoas que tiverem interesse na produção de peixes e hortaliças podem participar. É uma oportunidade muito importante, uma vez que proporciona uma técnica sustentável e inteligente seja para o quintal de uma casa ou para a área de uma propriedade rural”, adiantou.

O equipamento de aquaponia alia técnicas de aqüicultura (produção de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas com água sem solo). Toda água utilizada é reaproveitada em um processo de circulação que a torna limpa e em condições de reuso. O custo médio para a montagem da estrutura é de R$ 1,2 mil, podendo variar conforme a produção.

Na prática, o sistema é realizado da seguinte forma: os peixes são criados em uma caixa d’água. A água suja com dejetos passa pelo decantador e flui para outro compartimento, onde há uma bomba d’água, argila expandida e microorganismos que agem sobre os resíduos. Em seguida, esse líquido é bombeado para as câmaras e tubos de cultivo. Ao final do processo, a água retorna limpa e apropriada à caixa dos peixes. 

O curso é uma realização da Prefeitura de Uberlândia, Ferub e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (34) 3234-1362, ou na própria sede da Ferub, localizada na rua Sudepe, 1410, no setor de Chácaras Tubalina.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90