Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/11/2017 às 18h03min - Atualizada em 22/11/2017 às 18h03min

Prefeitura realiza 2ª etapa de soltura de peixes

DA REDAÇÃO
Quatro mil exemplares de pacu-caranha foram soltos no rio Araguari na 1ª fase do projeto / Foto: Valter de Paula/Secom/PMU

 

A Prefeitura de Uberlândia realiza hoje, às 14h, a segunda etapa da ação que visa distribuir 12 mil peixes na bacia hidrográfica da região. Após a soltura de quatro mil exemplares no rio Araguari no início deste mês, é a vez do rio Tijuco ser beneficiado.

A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, contribui com a biodiversidade aquática e desperta a conscientização sobre a importância de proteger o meio ambiente.

Os peixes soltos pertencem à espécie pacu-caranha e estão na fase juvenil, com 12 a 15 cm. Os animais, que podem alcançar 50 cm, apresentaram uma considerável queda populacional nos últimos anos. Apesar dos vários efeitos positivos práticos gerados com a ação, a secretária municipal da pasta, Walkíria Naves, explica que a soltura tem um viés, sobretudo, de conscientização. 

“É um projeto com caráter educativo. Queremos mobilizar a sociedade, cada um pode fazer sua parte para contribuir. A Prefeitura está fazendo a parte dela, devolvendo aquilo que tiraram da natureza”, ressaltou.

Os animais libertos começaram a ser cultivados em fevereiro deste ano, nas dependências do Centro Tecnológico de Aquicultura Familiar (Cetaf), já com o objetivo de integrar a natureza. A intenção da secretaria é ampliar o projeto para o próximo ano, incluindo outras espécies nativas.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90