Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/11/2017 às 17h35min - Atualizada em 07/11/2017 às 17h35min

UBSFs das zonas oeste e leste ampliam horários

Ações de prevenção ao câncer de próstata ocorrerão das 18h às 20h

DA REDAÇÃO

Com a atenção ainda mais voltada para a saúde dos homens, principalmente em relação à prevenção ao câncer de próstata, Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) dos setores leste e oeste vão ampliar o atendimento para o chamado “Horário do Trabalhador” durante todo o mês. A ação faz parte da campanha Novembro Azul, encabeçada pela Prefeitura de Uberlândia.

Das 18h às 20h, os profissionais da saúde atenderão os homens que não conseguem ir às unidades no horário regular de funcionamento. Nestes dias, serão realizadas consultas, aferição de pressão, teste de glicemia, teste rápido de HIV e agendamento de exames.

Além do atendimento em horário especial, nos 30 dias de campanha, as equipes das unidades básicas realizarão workshops, palestras e ações diversas sobre assuntos relacionados à saúde do homem, bem como serviços, solicitação de exames e outras atividades.

As ações acontecem para chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce, conforme apontou a coordenadora da atenção primária, Ana Rita de Faria. “O trabalho é feito todos os dias, mas novembro é um marco onde chamamos a atenção para a saúde do homem. Os números mostram que a doença está aí e eles precisam fazer os exames de prevenção, além de cuidar da saúde de uma forma geral”, lembrou.

 

ESCLARECIMENTOS

Muitos casos são diagnosticados em estágios avançados da doença, já que a maioria dos homens evita procurar o médico por temer descobrir alguma doença ou ter que realizar algum exame específico.

Por esse motivo, as orientações nas unidades do município durante as palestras nas salas de espera são para desmistificar e esclarecer a importância dos procedimentos. “Todas as unidades estão preparadas para recebê-los e orientar sobre todas as enfermidades, bem como preveni-las. Será um mês onde estaremos focados na saúde deles e reforçando a mensagem da importância da prevenção”, apontou a coordenadora.

O câncer de próstata evolui lentamente, sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Os principais sintomas desse tipo de câncer é a diminuição do jato de urina, dificuldades em urinar e uma mudança na frequência urinária, que aumenta.

Uma alimentação saudável, rica em verduras, vitaminas e cereais é uma das formas de prevenir a doença. Além disso, é importante evitar gorduras de origem animal e alimentar-se excessivamente de carne. Não fumar, beber moderadamente e realizar atividades físicas também podem ajudar a diminuir os riscos de apresentar a doença.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90