Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/10/2017 às 05h52min - Atualizada em 27/10/2017 às 05h52min

UFU promove mostra de cursos aberta à comunidade

'Vem pra UFU' acontece até hoje e apresenta as opções de graduação

VINÍCIUS LEMOS | REPÓRTER
Estande do curso de Medicina foi o mais procurado e teve até fila de espera / Foto: Vinícius Lemos

 

Entre todo o dia de ontem (26) e até a tarde de hoje, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebe estudantes secundaristas ou qualquer outra pessoa interessada em conhecer os mais de 50 cursos oferecidos pela instituição na cidade. Dentro do projeto “Vem pra UFU”, os próprios universitários recebem os alunos que visitam a universidade e apresentam as áreas da graduação da instituição.

De acordo com a diretora de processos seletivos da universidade, Maura Alves de Freitas Rocha, o objetivo é convidar, principalmente, a comunidade estudantil e promover a interação, de maneira a mostrar a carreira e como são desenvolvidas as atividades durante a graduação. “Isso contribui para que indecisos descubram que curso quer seguir e dar noção da variedade de cursos da universidade”, afirmou.

Para isso, turmas de monitoria compostas por alunos, professores e coordenadores são formadas dentro dos cursos para a montagem das apresentações. É livre a forma de apresentação e recepção dos alunos das escolas que visitam o campus. Neste ano, os estandes foram montados pelos monitores e concentrados no bloco 3Q do campus Santa Mônica, mas também há atividades no bloco 5O e 3D, além da área externa biblioteca, bloco 3C. Há apresentações artísticas e também orientação profissional. Hoje, entre 14h e 15h, Maura Rocha fará uma conferência sobre a redação em processos como Enem e Vestibular da UFU.

Nesse período não há aulas e a universidade fica completamente aberta para recebimento dos interessados. Não é preciso agendamento, basta se dirigir à instituição. O projeto é antigo, mas teve interrupções e desde 2013 voltou a ser anual na UFU. Todos os cursos participaram em 2017, ficando limitados apenas àqueles que são oferecidos no Município de Uberlândia, o que inclui os campi Santa Mônica, Umuarama, Educação Física e Glória.

Nesta sexta, a UFU vai receber os alunos das 8h até as 15h.

 

ESTUDANTES

Lotados, os corredores dos blocos que fazem parte do projeto “Vem pra UFU” lembram feiras de ciência que acontecem com frequência em escolas de ensinos fundamental e médio. Os estandes são enfeitados tematicamente, de acordo com o curso que representa, e há um clima de diversão entre universitários e as dezenas de alunos das escolas que vistam a Universidade Federal de Uberlândia. Entre músicas e apresentações que vão de explicações e palestras a danças e performances artísticas, os secundaristas se dividem em grupos de interesse e percorrem pelo menos três blocos do campus Santa Mônica. 

Curiosidade e perguntas movem os estudantes. Um dos estandes mais procurados, o da Medicina, teve fila de espera. 

A estudante do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular da cidade Gabriela Gomes de Lima enfrentou a espera e contou que a visita lhe deu a certeza da carreira de médica. “Fomos chamados em grupos de 25 pessoas. Eles apresentaram tudo sobre o curso pra gente, tiraram as dúvidas e falaram sobre a grade horária. Agora é focar para conseguir passar (na UFU)”, disse. 

Da área de humanas, a estudante secundarista do ensino privado Eduarda Fernandes Silva já tinha certeza de que vai cursar Filosofia e buscou o estande para antecipar o que irá encontrar no curso. “Eu sabia uma base, como metafísica ou ética, mas fui apresentada aos vários pensadores que vou estudar e até as línguas que vão ser necessárias em cada período para meu estudo. Amei o projeto”, afirmou.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90