25/10/2017 às 05h48min - Atualizada em 25/10/2017 às 05h48min

Hemocentro de Uberlândia registra queda de 20% nas doações de sangue

VINÍCIUS LEMOS | REPÓRTER
Unidade de Uberlândia também abrirá neste sábado, dia 28, para coleta de sangue / Foto: Divulgação

 

Com queda de 20% no comparecimento de doadores do Hemocentro de Uberlândia, os estoques da unidade apresentaram redução nos últimos 15 dias. Pelo menos três tipos de sangue estão com baixa significativa e, por isso, a comunidade pode ajudar procurando o Hemocentro, que nesta semana atenderá até no sábado (28).

A coordenadora do setor de captação da unidade, Ludmilla Guimarães, disse que é difícil precisar os motivos que levam a uma redução das doações. “Nem sempre há uma causa conhecida, mas temos uma festa em comemoração à Semana do Doador Voluntário, em novembro, e como isso é tradicional, a gente tem uma queda de comparecimento no período que se aproxima”, disse.

Ela explicou que os sangues tipo O-, O+ e A- apresentaram as maiores quedas nos estoques. Ainda assim, o pedido para doações serve para qualquer tipo sanguíneo. Por isso, nos últimos dias, convocações por carta têm sido feitas e pelo menos uma coleta externa vai acontecer nesta semana.

A unidade do hemocentro de Uberlândia atende a 18 cidades da região, tanto a hospitais públicos quanto particulares. Para que você seja um doador basta ter entre 16 e 69 anos, estar com boa saúde, ter mais de 50 kg e dormir bem na noite anterior à doação. A unidade também informa que mulheres menstruadas ou em uso de anticoncepcionais não estão impossibilitadas de doar.

 

SERVIÇO

Hemocentro Uberlândia

Endereço: Av. Levino de Souza, 1845 – Umuarama

Atendimento:

Segunda e quarta-feira: 7h às 11h30 e 14h às 17h

Terça, quinta e sexta-feira: 7h às 11h30

Neste sábado (28): 7h às 11h30

Agendamento por telefone: 155 - opção 8


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »