Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/10/2017 às 05h55min - Atualizada em 12/10/2017 às 05h55min

Cidade teve recorde de calor na 4ª feira

VINÍCIUS LEMOS | REPÓRTER

A véspera do feriado foi o dia mais quente de 2017 em Uberlândia até aqui, quando a temperatura chegou a 34,6ºC. Os dados da estação climatológica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ainda mostraram umidade relativa do ar a 17% durante a tarde de ontem. Apesar do calor, os índices são considerados normais para a região nesta época do ano.

O período mais quente desta quarta-feira (11) foi entre 15h e 16h, mas desde às 10h as temperaturas estiveram acima dos 30ºC. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) coloca a região do Triângulo Mineiro em alerta laranja por conta da soma entre temperatura alta e tempo seco.

O climatologista da UFU, Paulo César Mendes, explicou que historicamente o mês de outubro é o mais quente do ano no Município, junto a janeiro, e que poderá haver dias mais quentes até que a chuva volte. 

“A baixa nebulosidade e a radiação direta leva a alta das temperaturas. Acabamos de passar pelo equinócio de Primavera, então o calor aumenta”, afirmou. Mendes ainda acrescentou que esse é o período de transição entre a estações seca e chuvosa e que é comum o desconforto térmico. À medida que se avança para o mês de novembro, contudo, as chuvas amenizam o calor.

Anteriormente, as temperaturas mais altas tinham sido registradas em agosto, quando os termômetros marcaram 33,9ºC. 

 

PREVISÃO

Para essa quinta, a previsão é de mais calor, com temperaturas variando entre 21ºC e 33ºC, com céu aberto. Não há previsão de chuvas. A umidade do ar deve ficar um pouco melhor, com índice de 21%. 

A expectativa é de aumento das temperaturas durante o fim de semana, cujas máximas podem bater o registro dessa quarta e chegar a 35ºC ainda no sábado.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90