Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
11/10/2017 às 05h12min - Atualizada em 11/10/2017 às 05h12min

Novos profissionais chegam a Uberlândia

DA REDAÇÃO
UBSF do Jardim Brasília irá receber um dos profissionais do Mais Médicos / Foto: Amanda Oliveira

 

Chegaram a Uberlândia na última segunda-feira os três novos profissionais que irão atuar na rede pública de saúde pelo programa Mais Médicos. Eles integram o grupo de 125 profissionais brasileiros formados no exterior (médicos intercambistas) que foram selecionados para trabalhar em 84 municípios de Minas Gerais. 

Segundo a Prefeitura de Uberlândia, os três novos profissionais irão passar por capacitação para conhecer melhor os projetos desenvolvidos na rede de saúde da cidade. Posteriormente, os médicos serão alocados nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) dos bairros Jardim Brasília, na zona norte, Jardim Célia e Luizote de Freitas, na zona oeste.

No estado de Minas Gerais, 1.308 médicos já atuam pelo programa. Outras cidades da região, como Uberaba e Canápolis, também terão o reforço no quadro de profissionais.

 

BRASIL

Em todo País, foram selecionados 1,4 mil novos profissionais para o programa Mais Médicos. Eles devem iniciar as atividades a partir da próxima segunda-feira em cerca de 800 municípios de 25 estados e do Distrito Federal. Juntos, eles devem cobrir região com 4,8 milhões de pessoas. 

Os novos médicos vão trabalhar em substituição aos profissionais que encerraram o ciclo de três anos no programa. Com esse reforço, somando também profissionais com diplomas nacionais, já são 8.316 brasileiros no Mais Médicos, o que representa 45,6% do total. 

De acordo com o Ministério da Saúde, durante o mês de setembro, os novos médicos passaram pelo módulo de acolhimento realizado em Brasília (DF). 

Os profissionais tiveram oficinas educacionais sobre temas diversos, como legislação referente ao Sistema Único de Saúde (SUS), protocolos clínicos de atendimento do SUS, língua portuguesa e código de ética médica. Além disso, os intercambistas realizaram uma avaliação de conhecimento, necessária para a aprovação do profissional participante. 

 

RENOVAÇÃO

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. O programa conta com 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros. Recentemente, o Ministério da Saúde renovou o programa por mais três anos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90