Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/10/2017 às 05h46min - Atualizada em 07/10/2017 às 05h46min

Truões em perspectiva internacional

Trupe uberlandense faz temporada em Uberlândia antes de viajar para apresentações no Fita Chile, em novembro

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Peça “Zapato busca sapato” é a primeira montagem internacional da Trupe de Truões / Foto: Ninguém dos Santos/Divulgação

 

A Trupe de Truões, em comemoração aos seus 15 anos, realiza temporada com dois espetáculos em Uberlândia de hoje até dia 22 de outubro. As apresentações de “Zapato busca sapato” e “Ali Babá e os 40 Ladrões” acontecem na sede da Trupe, no bairro Santa Mônica, sempre às 18h, com classificação livre. A temporada também serve para comemorar o mês das crianças.

Segundo uma das integrantes da Trupe, a atriz Amanda Barbosa, a escolha dessas duas peças para a temporada tem a ver com romper barreiras geográficas e também são os dois trabalhos mais recentes dos Truões. “Zapato busca sapato” é a primeira parceria internacional da companhia. Foi realizado em parceria com La Maquina de Teatro, da Cidade do México, com dramaturgia do moçambiquenho Rogério Manjate.

Cada grupo tem sua montagem e em maio deste ano parte do elenco dos Truões viajaram para Cape Town, na Àfrica do Sul, para quatro sessões do espetáculo.

“Pela primeira vez, em novembro deste ano, vamos conseguir viajar com todo o elenco, ou seja, a família toda para apresentações no congresso Fita Chile”, conta Amanda, sobre o congresso internacional para curadores. “É uma espécie de feira comercial onde curadores do mundo inteiro assistem aos espetáculos. Mais uma chance para irmos mais longe”, disse a atriz.

Apesar de “Ali Babá e os 40 ladrões”, que será apresentada no Chile, ter sido montada originalmente pela Trupe em 2006, passou por reformulações até o formato atual. “Na época o diretor Paulo Merísio ainda era professor da UFU e muitos dos atores ainda estudavam Teatro. “É como um filho da companhia que segue reformulado por ser uma parte importante da nossa história”, diz Amanda.

As peças têm classificação livre mas Amanda explica que por uma questão de linguagem, “Zapato busca sapato” é melhor aproveitado por crianças a partir de 3 anos de idade e “Ali Babá e os 40 Ladrões” para crianças a partir de 10 anos.

 

SERVIÇO

TEMPORADA DE TEATRO TRUPE DE TRUÕES

PERÍODO: 07 a 22 de Outubro, sempre às 18h

INGRESSOS: R$ 20 (inteira) R$ 10 (meia)

LOCAL: Ponto dos Truões – Av. Ana Godoy de Souza, 381 - Santa Mônica

 

PROGRAMAÇÃO

“ZAPATO BUSCA SAPATO” - Hoje e amanhã (8), às 18h-

Classificação Livre

“ALI BABÁ E OS 40 LADRÕES” - Dias 14, 15, 21 e 22/10 às 18h

- Classificação Livre

 

SINOPSES

“Zapato busca sapato”: Nossa história começa com o despertar de um pequeno sapato e o reconhecimento de ser diferente já que nasceu sozinho em sua caixa. “Zapato busca Sapato” narra as aventuras deste sapatinho a procura de seu par e os inesperados encontros no seu caminho que começa no México, passa pelo Brasil, até chegar em Moçambique. É uma viagem entre continentes e culturas, uma travessia que o faz conhecer-se a si mesmo.

“Ali Babá e os 40 Ladrões”: Conta-se a história de dois irmãos e uma caverna. Cassim é comerciante. Ali Babá vive de cortar lenha. As palavras "Abre-te sésamo!" são proferidas. O destino deles é alterado. Um tesouro no interior da caverna é revelado. Juntado há séculos por uma quadrilha de ladrões. Ali Babá se torna rico. Cassim morre de inveja. A ira dos ladrões é despertada. A história se desenrola cheia de artimanhas, disfarces e armadilhas. Capitaneada pela sagacidade da bela escrava Mogiana. E assim, Sherazade vai poupando sua vida.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90