Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/09/2017 às 15h45min - Atualizada em 29/09/2017 às 15h45min

Advem oferece 17 cursos para jovens e idosos

LAURA FERNANDES | APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
Projeto Advem atende cerca de 130 pessoas, entre crianças, jovens e adultos / Foto: Divulgação

 

A Associação Desenvolvendo Vida e Missão (Advem) está com inscrições abertas para 17 cursos gratuitos de capacitação, profissionalização ou de aperfeiçoamento profissional. Dentre as modalidades ofertadas estão cursos de corte e costura, modelagem, pedrarias, inglês e alfabetização para adultos. Também há vagas para uma oficina de artesanato para crianças e adolescentes.

Os interessados devem se inscrever presencialmente na sede da Advem, que fica na avenida Orlandina Ondina, 1353, no bairro Jardim Califórnia, na zona leste. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 8h às 12h. As aulas também acontecem na sede da Associação, de segunda a sexta, das 14h às 17h e das 19h às 21h, e aos sábados, das 8h30 às 12h30.

Os cursos ofertados para geração de trabalho e renda contam com: produção de boneca de pano, crochê, bordados em geral, pedrarias, bijuterias e fuxico. Já os cursos profissionalizantes são: corte e costura e modelagem.

Além disso, o projeto oferta cursos de alfabetização para jovens e adultos, inglês para adolescentes, inclusão digital para crianças e adolescentes, escolinha de futebol, iniciação musical com aulas de violão, pinturas de telas artísticas, desenho a mão livre, brinquedoteca e oficinas de artesanato para crianças e adolescentes.

A Advem atende, em média, 130 pessoas, dentre crianças, jovens e adultos.

 

ADVEM

O projeto da Associação iniciou em 2009, a partir do apoio da Igreja Cristã Missão Visionária, com foco na ajuda à população carente. A princípio contava com contribuição de voluntários e funcionava a partir de arrecadação financeira organizada pela Igreja.

As atividades se iniciaram com aulas de informática básica, que contavam com apenas quatro computadores, e foram expandidas com a chegada de maior apoio financeiro.  Atualmente a Advem conta com subsídio da Prefeitura de Uberlândia e da Fundação do Banco do Brasil.

Adalberto Moura é um dos envolvidos no projeto. O idoso, de 72 anos, entrou na Associação no ano passado e, até então, tinha dificuldades para ler e escrever. Na instituição, Moura participou das aulas de alfabetização para jovens e adultos e seguiu os estudos na escola Juscelino Kubitschek, a partir do projeto Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Após avaliação de desempenho, Moura conseguiu certificado de conclusão até o 6° ano. Atualmente, ele está na turma de 7° ao 9° ano e já sonha em seguir mais adiante. “Se eu passar, pretendo cursar faculdade de Engenharia Civil”, disse o idoso sobre a prova que fará para conclusão do ensino fundamental e médio.

Uma das responsáveis pela Advem é Tânia Guimarães. Ela afirma que, atualmente, o projeto de alfabetização para adultos atende 12 alunos e já auxiliou outras 50 pessoas ao longo dos oito anos de execução.

Segundo Tânia, os alunos se vêm motivados com a capacidade de aprendizagem e resultados obtidos. “Todos nós temos potenciais que estão adormecidos e aqui eles têm a oportunidade de florescer isso”, explica.

 

SERVIÇO

O QUÊ: Cursos de capacitação para geração de renda; aperfeiçoamento educacional para jovens, adultos e idosos; profissionalizantes e oficina

ONDE: Sede Advem (Av. Orlandina Ondina, 1353, Jardim Califórnia)

QUANDO: de segunda a sexta, das 14h às 17h e das 19h às 21h, e aos sábados, das 8h30 às 12h30.

INSCRIÇÕES: presencialmente na sede da Advem de segunda a sábado, das 8h às 12h.

ENTRADA FRANCA

INFORMAÇÕES: 3211.1201


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90