Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/09/2017 às 18h25min - Atualizada em 22/09/2017 às 18h25min

Cursos da UFU podem ser cancelados por nota baixa

Duas pós estão ameaçadas; UFTM também tem cursos mal avaliados

LAURA FERNANDES | APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
UFU informou que irá reunir colegiado para analisar critérios de avaliação da Capes / Foto: Walace Torres

 

Os cursos de mestrado profissional em Artes e doutorado em História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), bem como o mestrado e doutorado em Ciências Biológicas e doutorado em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) correm risco de serem cancelados. As pós-graduações receberam nota 2 na avaliação quadrienal realizada pela Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes). O padrão mínimo exigido é nota 3. As instituições podem recorrer ao resultado até 20 de outubro.

A assessoria de comunicação da UFU informou que equipes dos Programas de Pós-graduação em História e em Artes irão se reunir com o colegiado nos próximos dias para analisarem os critérios de avaliação feitos pela Capes e decidir que providências serão tomadas.

Já a assessoria da UFTM informou que a instituição está analisando as Fichas de Avaliação dos Programas de Pós-graduação elaboradas pela Capes durante a avaliação. Somente após análise do relatório será verificada a possibilidade da UFTM e dos programas entrarem com recurso.

Os cursos serão desligados caso permaneçam com nota 2 após a reavaliação da Capes.

 

MELHORES RESULTADOS

O curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia foi o único a atingir a nota máxima na avaliação realizada pela Capes entre as universidades da região. Pela segunda vez consecutiva o curso recebeu nota 7.

Outros cursos que também tiveram desempenho de alto padrão internacional foram os mestrado e doutorado de Ciências Biológicas – Imunologia e Parasitologia Aplicadas, Odontologia e Engenharia Química da UFU, todos com nota 6.

Em Uberaba, cursos da UFTM foram avaliados com nota máxima de 4 pontos. Os melhores classificados foram o mestrado e o doutorado de Enfermagem, Medicina e mestrado de Educação.

 

AVALIAÇÃO

A Avaliação Quadrienal 2017 foi realizada por 1.550 consultores, em Brasília, de 3 de julho a 11 de agosto. Os consultores avaliaram os 4.175 programas e seus 6.303 cursos, sendo 3.398 de mestrado, 2.202 de doutorado e 703 de mestrado profissional. Os consultores realizam a avaliação a partir das informações contínuas fornecidas pelos programas durante o período avaliado.

Conforme definição da Capes, a avaliação, atualmente, é realizada a cada 4 anos. Programas que recebem 1 e 2 têm as autorizações de funcionamento canceladas; 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 é considerado um bom desempenho e 5 é a nota máxima para programas com apenas mestrado. Notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90