Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/09/2017 às 18h33min - Atualizada em 21/09/2017 às 18h33min

'Dia Sem Meu Carro' acontece nesta sexta-feira

Alternativas de transporte devem ser pensadas para melhoria da mobilidade urbana

DA REDAÇÃO

Com o intuito de sensibilizar a população sobre os problemas causados pelo uso concentrado dos automóveis nas ruas e avenidas da cidade, a Prefeitura de Uberlândia promove mais uma edição da 'Jornada Internacional Na Cidade Sem Meu Carro', nesta sexta-feira (22) a partir das 9h, no centro da cidade. A proposta é estimular a utilização de meios alternativos de mobilidade (transporte público, em bicicleta ou a pé, por exemplo) não apenas no 22 de setembro, mas em outros dias.

Agentes da Settran estarão de manhã e à tarde nos cruzamentos da região central ao longo das avenidas Floriano Peixoto e Afonso Pena para mobilizar a população. Faixas serão estendidas nos semáforos e os condutores receberão materiais informativos sobre a campanha, além de saber a importância de promover a mobilidade urbana com responsabilidade ao meio ambiente e a favor da qualidade de vida.

A jornada faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito realizada pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) em parceria com diversas instituições públicas e privadas. A primeira edição da campanha Na cidade sem meu carro foi em 1997, na Europa. Em 2001, cidades brasileiras também adotaram a jornada que, desde então, vem sendo celebrada anualmente.

 

TRANSITOLÂNDIA E BLITZ EDUCATIVA

No sábado (23) e domingo (24), das 10h às 17h, as ações da Semana Nacional de Trânsito serão focadas na Transitolândia. O espaço é destinado à educação para o trânsito do público infantil, onde crianças passeiam em bicicletas por uma mini cidade sinalizada horizontal e verticalmente. Orientadas por agentes, as crianças aprendem sobre o respeito aos usuários nas vias, como se comportar ao se deparar com semáforos, faixas de pedestres e paradas obrigatórias.

Já na segunda-feira (25), das 8h às 17h, a Settran vai promover blitzes educativas direcionadas aos motociclistas, pois são considerados condutores mais expostos aos perigos do trânsito. A abordagem vai priorizar a conscientização com esclarecimentos e distribuição de material.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90