Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/09/2017 às 17h58min - Atualizada em 15/09/2017 às 17h58min

Educadores recebem capacitação contra as drogas

DA REDAÇÃO
Curso ministrado pela Sesp reuniu 150 profissionais da Educação / Foto: Divulgação

 

Cerca de 150 profissionais que atuam com Educação em Uberlândia participaram, na quarta-feira, de uma capacitação para enfrentar e prevenir o uso de drogas no ambiente escolar. O encontro foi promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e trouxe discussões e apresentações sobre as Diretrizes Internacionais de Prevenção ao Uso de Drogas na Base Escolar.

Além de orientar os professores sobre a melhor forma de trabalhar com o tema drogas na sala de aula, a capacitação busca a reflexão destes profissionais sobre a melhor forma de identificar o problema e também como ajudar os jovens a buscar ajuda.

“A prevenção é de extrema importância, pois ela chega antes do problema maior. Pesquisas internacionais mostram que a cada dólar investido em prevenção, são economizados dez dólares em tratamento. Trabalhar a prevenção é ajudar a construir uma nova geração para uma nova perspectiva”, ressaltou a subsecretária de Políticas Sobre Drogas da Sesp, Patrícia Magalhães.

No período da tarde, profissionais que atuam diretamente com dependentes químicos também participaram da programação da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod) no município. Cerca de 70 pessoas assistiram à palestra “Prevenção de Recaídas”, ministrada pelo psicólogo Luciano Pinheiro, que também trabalha na subsecretaria da Sesp. Segundo ele, “o curso é uma ferramenta importante a ser utilizada no pós-tratamento do dependente químico, já que são demostradas estratégias para evitar as recaídas”.

 

ENCONTRO REGIONAL

Na quinta-feira o município recebeu o Encontro Regional de Política Sobre Drogas. O projeto teve o intuito de unir as esferas estaduais e municipais para o desenvolvimento de uma política pública de combate ao uso e abuso de álcool e outras drogas de forma eficiente no estado. Uberlândia foi o oitavo município mineiro a receber o evento, que já foi realizado em Diamantina, Sete Lagoas, Ipatinga, Abaeté, Almenara, Capelinha e Passos.

O evento é um instrumento de participação social nas atividades de planejamento, gestão e controle sobre as ações de combate ao uso de drogas nos municípios. Além disso, tem como objetivo fortalecer os Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Comad’s) nas cidades mineiras, promovendo assim a implantação de políticas institucionalizadas em parceria com as prefeituras.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90