Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/09/2017 às 05h04min - Atualizada em 14/09/2017 às 05h04min

Mercado recebe feira agroecológica às quintas

LAURA FERNANDES | APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
Feira acontece à noite e oferece produtos orgânicos / Foto: Divulgação

 

O Mercado Municipal de Uberlândia recebe, todas as quintas-feiras, das 19h às 21h30, a feira agroecológica Pachamama. A proposta da feira é oferecer produtos saudáveis e livres de agrotóxicos a preços mais acessíveis à população. No local também é possível encontrar, além de verduras e legumes orgânicos, mel, plantas ornamentais, mudas de ervas, artesanatos tradicionais e produzidos com materiais sustentáveis e alimentos e bebidas produzidos na hora. 

De acordo com o coordenador da feira, Vitor Hugo Rodrigues, a intenção é ampliar o projeto, disponibilizando cursos, palestras e workshops para discutir a importância da alimentação saudável.

No Mercado Municipal a feira acontece desde janeiro, mas, de acordo com coordenador, o projeto é realizado há cerca de dois anos e surgiu a partir do interesse de vizinhos e pequenos agricultores do bairro Cidade Jardim, na zona sul da cidade, pelo consumo de alimentos mais saudáveis. 

Hoje, o projeto funciona com a parceria de três pequenos agricultores, incluindo Vitor Hugo Rodrigues, que reforça a intenção de ampliar o projeto com adesão de outros cultivadores e disponibilizar uma feira de grande porte.

O Mercado Municipal fica na rua Olegário Maciel, 255, no Centro.

 

PACHAMAMA

O nome da feira agroecológica é de origem indígena peruana. De acordo com essa cultura, Pachamama está relacionada com a terra, a fertilidade, a uma mãe, e pode ser traduzido como “Mãe Terra” ou “Mãe de Todos”.

 

UFU

Produtos orgânicos também podem ser encontrados na Feirinha Solidária da UFU, que acontece todos os sábados, das 8h30 às 12h, no centro de convivência do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia. A feira é promovida pelo Centro de Incubação de Empreendimentos Populares e Solidários (Cieps) com o Núcleo de Estudo e Agroecologia (NEA) da instituição.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90