Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
13/08/2017 às 05h29min - Atualizada em 13/08/2017 às 05h29min

As levantadoras de ouro do Praia

Claudinha e Ananda, que passaram pelo clube em outras temporadas, garantem esforço máximo na Superliga

EDER SOARES | REPÓRTER
Ananda e Claudinha celebram amizade e oportunidade de defender a equipe uberlandense / Foto: Eder Soares

 

É filosofia nos esportes coletivos que um grande time se faz com um elenco farto e recheado com bons valores individuais em cada posição. Para a temporada 2017/2018 da Superliga Feminina de Vôlei, o Dentil/Praia Clube conta com um time que é apontado por grande parte da crítica especializada como o melhor elenco da temporada e um dos sérios favoritos ao título.

Começando pelo setor de levantamento e distribuição das jogadas, o time praiano aposta em duas talentosas levantadoras que já passaram pelo Praia em outras temporadas. Depois de adquirem experiência por outras equipes, Claudinha e Ananda esperam se complementar e ajudar uma a outra para que o time esteja bem servido nesta posição para a conquista da meta, que é a de chegar à final da competição. A Superliga tem previsão para começar na segunda quinzena de outubro.

Claudinha e Ananda já disputaram a posição no próprio Praia Clube, 2009/2010 e 2010/2011, quando ainda estavam em processo de maturação na carreira e o Praia Clube ainda não era tido com uma das potências do voleibol brasileiro, como é na atualidade.

Claudinha está com 29 anos e parte para a sua terceira temporada seguida no Praia. Ela chegou ao clube na temporada 2008/2009, primeiro ano do time na Superliga, ficando até 2010, quando deixou a equipe. Depois de passar por Minas Tênis, Campinas (SP) e Sesi (SP), seu último clube, e até pela Seleção Brasileira, ela retornou ao Praia em 2014 e não saiu mais. Claudinha fala sobre a disputa com a amiga Ananda.

“Somente o Praia Clube é quem ganha com duas boas levantadoras. Não tenho dúvidas que o clube irá precisar muito das duas, pois a Superliga é uma competição extensa e que exige muito de um elenco. Eu admiro muito a Ananda, aprendi bastante com ela na primeira vez que jogamos juntas e continuamos nos falando muito, pois o importante, independentemente de quem jogue, é que o Praia consiga os seus objetivos”, disse Claudinha, que falou ainda sobre o teórico favoritismo do Praia para a Superliga.

“Acho que não existe favoritismo. Nosso time precisa mostrar a sua qualidade durante a competição e tentar evoluir a cada partida. Nem passa pela nossa cabeça essa questão de ser favoritas, pois sabemos que existem outras equipes renomadas e que também brigarão para serem campeãs”, afirmou.

Pelo clube uberlandense, Claudinha foi bicampeã Estadual, vice-campeã da Superliga 15/16, vice-campeã da Copa (2016) e da Supercopa Brasil (2017) e vice-campeã do Sul-americano de Clubes. Na temporada 2016/2017 da Superliga, a atleta assinalou 80 pontos e foi a segunda melhor levantadora da competição.

 

RETORNO

Aos 27 anos, Ananda vestirá a camisa do Praia Clube após seis anos. Nas temporadas 2009/2010 e 2010/2011, ela contribuiu para que o time praiano chegasse às quartas de final nas duas ocasiões. Natural de São Paulo, Ananda passou por equipes importantes do voleibol brasileiro. Além do Praia Clube, a paulistana defendeu o Vôlei Futuro (SP), Medley (SP), Franca (SP), e Pinheiros (SP), clube pelo qual ficou nas duas últimas temporadas sendo um dos destaques da Superliga

A levantadora comenta sobre a sua felicidade em estar de volta ao Praia Clube e, principalmente, de ser companheira de Claudinha, amiga de longa data. “Estou por voltar ao Praia, que hoje é uma das potências do voleibol brasileiro e que conta com uma estrutura maravilhosa, na qual qualquer jogadora desejaria jogar. E estar ao lado da Claudinha, mais uma vez, é outra alegria imensa. Nos damos muito bem, nos ajudamos muito e o Praia está muito bem servido para a Superliga”, disse Ananda, que prefere não falar em favoritismo.

“Eu prefiro trabalhar muito, me preparar ao lado de toda a equipe, porque a Superliga é uma das ligas mais equilibradas do mundo e não tem favorito. Temos um grande elenco, um grande treinador (Paulo Coco), mas tudo isso precisa ser refletido com um voleibol competitivo dentro de quadra e temos consciência disso”, disse.

 

TREINADOR

Paulo Coco aposta em velocidade das levantadoras

O técnico do Dentil/Praia Clube, Paulo Coco, garante estar tranquilo em relação ao setor de criação do Praia Clube. Ele confia nas características das levantadoras Ananda e Claudinha e espera que elas imprimam velocidade ao potente ataque praiano, que conta com jogadoras renomadas, como Fabiana, Fernanda Garay, Nicolle Fawcett, Carla, Ellen e Amanda.

“São duas grandes levantadoras. Eu tive a oportunidade de trabalhar com elas, a Claudinha na Seleção e em Campinas. Ambas são muito habilidosas. São duas levantadoras que imprimem bastante velocidade ao jogo. Acho que estamos bem servidos e acredito que elas farão uma grande temporada. Elas precisam fazer com que este time jogue com certa velocidade, pois temos jogadoras com esta característica pelas extremidades”, disse Coco.

 

SAIBA MAIS

Ficha das jogadoras

Nome completo: Cláudia Bueno da Silva

Apelido: Claudinha

Naturalidade: São Caetano do Sul (SP)

Data de Nascimento: 21/09/1987

Posição: Levantadora

Altura: 1,81m

_

Nome completo: Ananda Cristina Marinho

Apelido: Ananda

Naturalidade: São Paulo (SP)

Data de nascimento: 02/05/1989

Posição: Levantadora

Altura: 1,77m

 

Elenco Praiano para a temporada

Levantadoras: Ananda (contratação) e Claudinha (renovação)

Centrais: Fabiana (renovação), Natasha (renovação) e Walewka (renovação)

Líberos: Suelen (contratação) e Laís (contratação)

Ponteiras: Amanda (contratação), Carla (renovação), Fernanda Garay (contratação)  e Ellen (renovação)

Opostos: Nicole Fawcett (contratação) e Andreia Laurence (contratação).

Treinador: Paulo Coco (contratação)

 

Superliga Feminina 2017/2018

Rio de Janeiro

Osasco (SP)

Praia Clube (MG)

Minas Tênis (MG)

Bauru (SP)

Fluminense (RJ)

Brasília (DF)

Pinheiros (SP)

São Caetano (SP)

Rio do Sul (SC)

Barueri (SP)

Sesi (SP)


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90