12/08/2017 às 12h15min - Atualizada em 12/08/2017 às 12h15min

Presídio abre Núcleo de Saúde para presos

DA REDAÇÃO
Presos não precisarão mais ser levados a hospital para atendimento / Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG

 

O Presídio de Tupaciguara inaugurou ontem um Núcleo de Saúde com capacidade para 30 atendimentos semanais. O espaço funcionará como uma Unidade Básica de Saúde do SUS e é composto por enfermaria, consultório médico e odontológico. Com a inauguração do Núcleo, não haverá mais a necessidade de escoltas de presos para o hospital da cidade.

As salas são todas equipadas com materiais médicos e odontológicos fornecidos pelo Governo de Minas Gerais. A construção foi feita com recursos de prestação de pena pecuniária, e teve um custo total de R$ 110 mil, além de contribuições de empresários e parceiros do município.

O projeto também conta com apoio da Prefeitura de Tupaciguara, que por meio do Programa de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp) disponibilizará profissionais para realizar os atendimentos. Os poderes municipais que se inscrevem no Pnaisp recebem uma verba de auxílio do SUS.

Além do Núcleo, os recursos também foram utilizados para a construção da muralha frontal, recepção e portaria, sala de revista, duas guaritas, reforma da sala de atendimento psicossocial, aumento do muro do pátio de banho de sol e instalação de 240 metros de concertina. Seis presos trabalharam nas obras de melhorias.

O diretor-geral do Presídio de Tupaciguara, Renê Oliveira, falou do seu objetivo, quando assumiu a unidade em 2014, que é unir a comunidade em prol do Sistema Prisional.

“Sinto-me bastante feliz, hoje, por ter conseguido realizar essas melhorias. Precisamos da ajuda da sociedade porque a violência está inserida nela também. Eu pedi à população da cidade para ajudar - e ela abraçou a causa”, disse.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »