Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/08/2017 às 05h42min - Atualizada em 10/08/2017 às 05h42min

Acre adquire tecnologias mineiras para agrotóxicos

DA REDAÇÃO

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) repassou para o Governo do Acre as tecnologias de dois sistemas desenvolvidos pelo grupo. O estado do Norte deu início ao processo de implantação do Sistema de Controle de Comércio de Agrotóxicos (Sicca) e do Sistema de Gestão de Estabelecimentos Comerciais (Siges), ambos criados pela área de Informática da Gerência de Logística e Manutenção do IMA.

O Sicca é um sistema que permite ao IMA conhecer o volume do estoque de produtos existentes nos estabelecimentos que comercializam agrotóxicos. Já o Siges faz o cadastro dos estabelecimentos que comercializam produtos fiscalizados pelo instituto, como sementes e mudas, produtos veterinários e propriedades certificadas.

Na prática, os dois sistemas facilitam o trabalho nas ações de fiscalização tanto no comércio como nas propriedades rurais. Isto porque permite o cruzamento das informações dos produtos vendidos com aqueles que estão sendo utilizados pelos produtores nas lavouras.

De acordo com o analista de sistemas do IMA e criador do Siges, Tiago Silva, o sistema foi desenvolvido para acompanhar as vendas realizadas pelos estabelecimentos comerciais e a emissão de seus respectivos certificados, que são os documentos de autorização para determinado local vender produtos fiscalizados pelos órgãos de defesa agropecuária.

Assim, o sistema fornece informações de forma ágil e segura, a fim de permitir mais transparência para o estado e para o consumidor em relação ao comércio de produtos agrícolas e veterinários que são fiscalizados.

"Antes da criação do sistema digital, enfrentávamos muitas dificuldades, como a atualização de dados das lojas de revenda em disquetes nos quais as informações se perdiam e não havia padronização. Nem sequer tínhamos informações seguras dos históricos dos estabelecimentos fiscalizados ou autuados, o que dificultava o trabalho do fiscal agropecuário", disse o analista.

 

USO CORRETO

O analista de sistemas do IMA, Bruno Câmara, foi o responsável pela criação do Sicca. Ele explica que o sistema faz todo o mapeamento do uso de agrotóxicos em todo o estado.

"Cada agrotóxico tem uma classe toxicológica e o mapeamento tem a função de controlar as classes certas para as determinadas culturas, preservando o meio ambiente", explica.

O Sicca permite que os dados da rota comercial do agrotóxico do comércio ao campo sejam rastreados. Permite verificar, também, se o produtor rural está comprando o item correto para sua lavoura.

"O Sicca melhorou muito a rotina do fiscal agropecuário na medida em que ele não precisa mais se locomover até os estabelecimentos para consultar a movimentação dos produtos agrotóxicos, tendo total controle dos estoques por meio da plataforma digital. Ou seja, com o sistema é possível identificar com mais precisão a gestão de vendas desses estabelecimentos e as compras realizadas pelos produtores, possibilitando identificar possíveis infrações", argumenta Câmara.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90