Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/08/2017 às 05h18min - Atualizada em 10/08/2017 às 05h18min

Portal para startups é lançado durante Cities

Congresso Internacional de Inovação e Tecnologia será encerrado hoje

VINÍCIUS ROMARIO | REPÓRTER
Ferramenta Uberhub tem como objetivo o fomento de negócios no setor de tecnologias / Foto: Vinícius Romario

 

O primeiro dia do Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (Cities), iniciado ontem, em Uberlândia, foi marcado por palestras, fóruns e aulas. Entre os eventos, foi lançado o UBERHUB, portal que irá captar startups da cidade, que são empresas que exploram atividades inovadoras no mercado. O evento segue durante o dia de hoje (veja mais abaixo).

Um dos responsáveis por apresentar o portal durante o evento foi o diretor de Inovação da Prefeitura de Uberlândia, Gustavo Maierá. De acordo com ele foi realizado um levantamento entre as startups da cidade para viabilizar o UBERHUB. “Nossa intenção foi captar dados, saber a área de atuação desses negócios. A pesquisa ainda está em processo de levantamento, mas, em breve, tudo será colocado no portal”, afirmou Maierá.

Ainda segundo ele, atualmente, Uberlândia conta com cerca de 120 startups. Desse total, 40%, ou seja, 48 empresas foram criadas somente em 2016. Para esse ano, a previsão é que mais 45 sejam lançadas.

“Precisamos trazer investimentos para esses negócios. Dentro do portal teremos todas as informações sobre essas startups e os interessados poderão encontrar o que desejam de maneira muito mais simples. Por exemplo: um investidor vem até a prefeitura procurar uma startup ligada ao agronegócio. Antes, não tínhamos essa relação, o que passaremos a ter com o UBERHUB”, disse Maierá.

Presidente do Comitê de Inovação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Uberlândia 2100 (Coden Uberlândia 2100) e analista do Sebrae, Fabiano Alves, que também apresentou a marca UBERHUB, afirmou que a ferramenta servirá para fomentar os negócios. “Isso irá estimular interessados em desenvolver empresas e ajudará a divulgar e auxiliar quem já está no mercado”, ressaltou Alves.

Empresário do ramo de tecnologia, Reynaldo Allan Fulin afirmou que o principal ganho com esse tipo de evento é a troca de experiência e ideias. “Aqui temos contato com diversos profissionais da área que sempre trazem algo novo. Podemos absorver e compartilhar conhecimento”, afirmou Fulin.

Já o estudante de engenharia elétrica João Victor Araújo aproveitou o Cities para buscar ideias de empreendedorismo. “Vivemos em um tempo onde a concorrência é muito forte, então, ouvir profissionais pode abrir um caminho para iniciar uma empresa ou projeto próprio”, disse Araújo.

 

EVENTO

O Cities é promovido pelo Sistema Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) através da Regional Vale do Paranaíba, Grupo Algar, SEBRAE, Prefeitura de Uberlândia e Governo de Minas Gerais.

O evento se encerra hoje e a programação inclui atividades simultâneas, que ocorrerão das 8h às 22h, em três espaços: Casa Garcia, UniAlgar e Espaço Ciranda, no bairro Granja Marileusa, na zona leste da cidade. Para mais informações clique aqui.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90