Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/08/2017 às 05h21min - Atualizada em 03/08/2017 às 05h21min

PRF consegue parcerias e retoma Operação Romaria

Aciub irá disponibilizar 1 mil litros de gasolina para viaturas

VINÍCIUS ROMARIO | REPÓRTER
Três viaturas da PRF ficarão responsáveis pela fiscalização de trecho até 15 de agosto / Foto: Walace Torres

 

Após firmar parcerias, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá realizar a operação “Romaria 2017”. As ações terão início amanhã e vão até o dia 15 de agosto. De acordo com o inspetor Ronaldo Bastos, a Prefeitura de Romaria e a Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) ajudarão no abastecimento das viaturas que serão utilizadas na operação.

A PRF havia anunciado no mês passado que, devido a um contingenciamento orçamentário, não poderia realizar a operação. “Não teríamos a verba para o abastecimento das viaturas, mas, após uma reunião com a Aciub, ficou acordado que esse combustível seria disponibilizado”, afirmou o inspetor Ronaldo Bastos.

Ainda segundo ele, no momento, a previsão é que três viaturas sejam usadas na operação: uma fixa, próxima a cidade de Romaria, uma móvel, que irá fiscalizar o trecho, e uma outra, que estará equipada com um radar móvel.

“Nos últimos anos, devido ao fluxo de romeiros e veículos na região, policiais de outras cidades eram enviados para cá para nos auxiliar. Nesse ano não teremos esse aumento no efetivo, mas estamos nos esforçando para levar a máxima segurança a todos”, ressaltou Bastos.

Segundo o presidente da Acib, Fábio Pergher, empresários e parceiros associados à Aciub irão disponibilizar cerca de 1 mil litros de gasolina para o abastecimento das viaturas da PRF. “Fizemos isso pensando na segurança das pessoas e o bem para a comunidade”, afirmou Pergher.

 

ORIENTAÇÕES

Mesmo com a retomada da Operação Romaria, a PRF recomenda que romeiros e motoristas tomem algumas medidas de segurança ao transitar pelas rodovias da região.

A orientação é para que os romeiros efetuem a caminhada pelo acostamento, em fila indiana e em sentido contrário ao fluxo de veículos. Também é recomendado a utilização de roupas claras para facilitar a visualização por parte dos condutores.

Durante o período noturno, a PRF pede que os romeiros utilizem coletes reflexivos ou lanternas, com o cuidado de não direcionar o foco para a pista para não ofuscar a visão dos motoristas.

Caso os veículos que dão assistência aos romeiros necessitem parar durante o trajeto, o ideal é que não seja utilizado o acostamento. Assim, é possível evitar que os peregrinos, com intuito de desviar dos veículos, invadam a pista de rolamento e se exponham a riscos. O ideal, segundo a PRF, é que motoristas procurem um local seguro para a parada.

O inspetor Bastos ressaltou ainda que em caso de emergência, a população deve entrar em contato com a PRF pelo telefone 191.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90