Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
21/07/2017 às 05h46min - Atualizada em 21/07/2017 às 05h46min

Cotas são aprovadas para as pós-graduações da UFU

DA REDAÇÃO
Cotas foram aprovadas em reunião do Conpep na quarta-feira / Foto: Divulgação

 

Assim como ocorre nos concursos públicos federais e nos processos para ingresso na graduação, haverá cotas nos processos seletivos dos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para candidatos negros, pardos, indígenas ou pessoas com deficiência. As vagas valerão para os cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado.

A medida foi aprovada em reunião do Conselho de Pesquisa e Pós-graduação (Conpep) realizada anteontem. O número de vagas ofertadas ao público beneficiado pela política será de, no mínimo, 25% do total. Para candidatos negros, pardos e indígenas serão direcionadas 20% das vagas. Os outros 5% serão destinados para pessoas com deficiências.

O quantitativo deve ser especificado no edital de abertura do respectivo processo de seleção dos programas de pós-graduação.

Além de ampliar as possibilidades de ingresso, a aprovação da política de ações afirmativas abre caminho para a implementação de ações que propiciem a permanência dos estudantes nos cursos de mestrado e doutorado da UFU.

“A resolução não resolve o problema de desigualdade, mas possibilita o acesso a pós-graduação a segmentos historicamente marginalizados”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFU, Carlos Henrique de Carvalho.

Os termos da resolução passam a vigorar nos editais publicados após a publicação da política de ações afirmativas.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90