Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/07/2017 às 05h19min - Atualizada em 09/07/2017 às 05h19min

Horta vertical é opção para apartamentos

Pequenos espaços também podem abrigar hortaliças e plantas ornamentais; veja as dicas de como fazer

LETÍCIA PETRUCCELLI | APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
A paisagista Denise Lorenço conta que há diversas opções de jardineiras e que plantas harmonizam o ambiente / Foto: Divulgação

 

Poder plantar o que se consome têm alguns benefícios, entre eles estão saber que o produto é totalmente orgânico e ter sempre verduras e temperos frescos para colocar à mesa. A falta de espaço em apartamentos ou casas menores poderia ser um impedimento para cultivar a própria horta, mas profissionais de jardinagem e paisagismo indicam que há solução para isso. Quem mora nesses locais pode ter tanto horta quanto jardins, basta criar uma estrutura vertical ou colocar os vasos sobre prateleiras. Ambas ocupam pouco espaço, são fáceis de conseguir a estrutura ou mesmo fazer. 

As hortas verticais têm como a principal característica ser penduradas ou fixadas em estruturas alinhadas a paredes de apartamentos ou até mesmo de casas. O estudante universitário Thalisson Caixeta reside em uma casa com espaço, mas montou uma horta vertical. “Apesar de ter um quintal grande, meu cachorro fica com a maior parte dele, então precisei buscar outro meio para cultivar minhas plantas orgânicas”, conta. 

Já Michele Marques mora em um apartamento e diz que decidiu montar a horta para ter sempre temperos frescos e sem agrotóxicos. “Comecei a plantar uma hortinha na minha varanda, em uma jardineira, tenho manjericão, hortelã, tomilho e alecrim”, conta Michele, que trabalha como auxiliar administrativo. 

De acordo com a paisagista Denise Lorenço, o único fator que a pessoa tem que levar em conta se monta ou não a horta vertical no apartamento é escolher um local que tenha sol. “Eu aconselho sempre a fazer na sacada, pois o apartamento geralmente é pequeno. A pessoa precisa escolher uma parede que pegue sol”, orienta.

O jardineiro Elton Ferreira conta que quase todas as hortaliças têm necessidade da luz do sol, pelo menos, uma vez ao dia. “Se colocar a hortaliça em local com pouco sol, tem que regar menos. Muitas plantas morrem porque o dono rega muito”, diz Elton. Já quem quer ter apenas o jardim em casa, existem várias plantas ornamentais que gostam de sombra, como samambaia, orquídea, mini cacto, lírio da paz, violetas, begônia, jade, entre outras.

É possível plantar grande variedade de hortaliças e temperos nas hortas verticais. O jardineiro Elton orienta que a pessoa esteja atenta na hora de escolher as mudas, pois as raízes das plantas não podem ser profundas. Entre as plantas com raízes mais rasas estão a salsa, cebolinha, coentro, hortelã, alecrim, alface, rúcula, tomate cereja, louro, orégano, pimentas, além de algumas frutas, como o morango.

 

CUIDADOS COM A HORTA

Para ter uma horta totalmente orgânica, há adubos específicos que podem ser preparados em casa com cascas de legumes e verduras, casca de ovo, borra de café ou comprados em casas especializadas e viveiros. “Vale lembrar que é sempre bom deixar a terra com o adubo alguns dias antes de ir plantar”, diz o jardineiro Elton Ferreira. Ainda de acordo com ele, o adubo orgânico não é apenas uma opção, pois algumas hortaliças não se desenvolvem com adubos químicos. 

Quem preferir pode comprar as mudinhas e plantá-las no vaso, é um pouco mais caro do que a semente, mas a chance da planta produzir o fruto é maior.Para cultivar as plantas, é indicado que a pessoa tenha um borrifador de água para umedecer diariamente. A terra não precisa ser aguada todos os dias, mas não pode ficar totalmente seca por muito tempo. 

 

DECORAÇÃO 

A paisagista Denise Lorenço conta que ter plantas em casa deixa o ambiente mais harmonioso. “O verde em geral ajuda a deixar o ambiente mais agradável. Tanto as hortaliças quanto as plantas ornamentais”, diz. 

No mercado há várias opções de jardineiras e, segundo a paisagista, não tem uma regra sobre como escolher. “A pessoa pode usar a criatividade. Tem gente que gosta mais rústico, já tem pessoas que preferem o mais moderno”, afirma a paisagista. 

 

FAÇA VOCÊ MESMO

Estrutura pode ser feita pelo morador

Paletes podem ser usados como suporte para os vasos / Foto: Divulgação

Além das jardineiras prontas encontradas em viveiros ou agropecuárias, o morador também pode optar por fazer uma horta ou até um jardim vertical feito com produtos recicláveis, como garrafa pet, caixinhas de leite ou suco, garrafas de desinfetante ou amaciantes e até mesmo em paletes. Além de ficarem bonitas e ajudar o meio ambiente, essas estruturas ficam mais baratas do que comprar o suporte pronto. 

De acordo Paulo Botelho, coordenador de design da ONG Instituto Ipê Cultural, a horta feita com garrafas pets é fácil e rápida de montar. “Uma horta de pequena a média, a pessoa vai gastar em torno de uma hora para fazer”, conta Botelho. Ainda segundo ele, a escolha do tamanho da garrafa e da quantidade deve ser calculada a partir de qual hortaliça será plantada e qual o espaço que a horta irá ocupar. “Na ONG nós fizemos uma parede inteira de horta. O legal disto é que todos os materiais utilizados são facilmente encontrados em viveiros, lojas de materiais para construção e até em lojas de um e noventa e nove.” 

Já para se utilizar paletes é preciso impermeabilizá-lo antes ou utilizá-lo apenas como suporte para colocar, por exemplo, a caixinha de leite, que é menos rígida. “Antes de plantar a pessoa só precisa lavar bem para retirar todo o resíduo que estava no recipiente”, diz Botelho. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90