Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/06/2017 às 05h40min - Atualizada em 20/06/2017 às 05h40min

Semana Internacional da Ioga tem atividades em Uberlândia

São esperadas em torno de 2 mil pessoas para 40 atividades realizadas em toda a cidade

LETÍCIA PETRUCCELLI | APRIMORAMENTO PROFISSIONAL
Lídia Tostes diz que Ioga reduz o estresse, corrige a postura, dá mais energia e aumenta a flexibilidade / Foto: Divulgação

 

Diversas atividades voltadas para a prática de ioga começaram ontem (19) em Uberlândia,  serão realizadas mais de 40 ações gratuitas até sábado (24), ao total, são esperadas em torno de 2 mil pessoas. Eventos acontecem em celebração ao Dia Internacional da Ioga, comemorado em mais de 100 países de 6 continentes no dia 21 de junho. A data foi determinada pela Organização das Nações Unidas, ONU, em 2014.

 As oficinas, palestras, aulas e práticas acontecem em diversos locais de Uberlândia. Tem atividades voltadas para já praticantes do exercício e para iniciantes. “Como os espaços para as atividades não são grandes, era preciso fazer inscrição com antecedência. Foi surpreendente, mas não tem mais vagas para as atividades até sexta feira”, diz uma das idealizadoras do evento Lídia Tostes. No sábado, as atividades começam as 8h30 e vão até as 18h30. “Apenas no sábado não é preciso fazer inscrição, pois tem espaço e atividades para todos”, conta Lídia Tostes.

Quem quiser aproveitas as atividades do sábado, só é preciso ir com roupa de ginástica, levar um tapete de ioga. “Quem não tiver o tapete, pode levar uma canga ou toalha. É importante que a pessoa também não esteja com estomago cheio, porque é uma atividade física como qualquer outra”, informa Lídia Tostes.

O intuito do evento, organizado por escolas de Ioga, professores autônomos, simpatizantes do exercício e empresas, é mostrar os benefícios da prática, as modalidades existentes e a história da ioga. Segundo Lídia Tostes a ioga é um exercício físico que relaxa, reduz o estresse, corrige a postura, dá mais energia, aumenta a flexibilidade e tonifica os músculos. “Muitas pessoas pensam que a ioga é apenas uma posição diferenciada. Mas esse exercício físico é muito mais do que isso. É uma filosofia de vida, a prática integra mente, corpo e espírito”, conta Lídia.

Esse exercício tem várias modalidades e pode ser feito por qualquer pessoa. “Não se tem idade para praticar. Tem modalidades indicados para pessoas mais velhas e outras para crianças e adolescentes”, conta Lídia Tostes. A organizadora afirma que essa é uma oportunidade para quem quiser conhecer mais sobre a ioga. “Quem quer começar a fazer esse exercício, dou a dica de ir aproveitar a semana. Comece a fazer uma modalidade se não gostar tentar outras”, opina uma das organizadoras.

No encerramento, acontece na Praça Clarimundo Carneiro, às 19h, dança indiana com Thassia Camila e dança sagrada indiana com Taruni Dasi-Odissi Maitreya. Às 19h30 tem show de música indiana sitarista com Marcus Santurys, a entrada também é franca.

 

Confira a programação do sábado, a ser realizada na oficina cultural:

SALA 1

8h30 - Ioga do Parque com Janete Castro, Katia Silene, Kétria Walter, Lívia Cunha e Zélo Piva;

9h30 - Acroioga com Ketria Walter e Lídia Tostes;

11h - Thai Ioga e massagem com Flávio Akira;

12h - Vibraturgia (mantrologia) com Marlúcio Fraga;

15h - Exercícios Respiratórios: Bhastriká com Lucas Mendes;

17h - Ioga Class com Deepak Banwal, indiano professor de ioga e doutor em Ayurveda.

 

SALA 2

9h - Oficina de Suco Vivo com Isabela do Te Cuida;

13h - Exibição de documentário com Professor Hermógenes;

14h - Palestra: a biopsicologia do tantra ioga com Adilson de Assis;

17h - Ioga Mente e Corpo com Nayara.

 

SALA 3

9h30 - Kundalini  Ioga ministrada pelo Levare;

10h30 - Vinyasa Ioga com Laura Lino;

11h30 - Ioga Restaurativa com Janete Castro;

15h - Ioga Kids com Ana Flávia Nascimento (idade de 5 a 10 anos);

16h - Ioga teen com Roberta Garibaldi (idade 12 a 17 anos);

17h - Relaxamento conduzido: A comunhão da ioga com Jordhana Cunha. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90