Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/06/2017 às 05h13min - Atualizada em 17/06/2017 às 05h13min

Inscrições para cursos do Pronatec vão até segunda

Para Uberlândia foram disponibilizadas 460 vagas; no estado são mais de 16 mil

AGÊNCIA MINAS | BELO HORIZONTE
Oportunidade é para alunos matriculados no ensino médio da rede pública / Foto: Divulgação

 

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por meio do MedioTec, recebe, até às 23h59min de segunda-feira (19), inscrições de estudantes do Ensino Médio para cursos técnicos gratuitos em diversas áreas. Em Minas Gerais são, no total, 16.785 vagas disponíveis, e os cursos – nas modalidades presencial e a distância – iniciarão no segundo semestre de 2017. Uberlândia tem 460 vagas.

Podem concorrer estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio, em escolas da rede pública de ensino do estado. Os interessados devem ler o editar e, em seguida, preencher o formulário de inscrição disponível no site da secretaria estadual de educação.

Nesta edição, são ofertados 42 tipos de cursos técnicos, com o período de duração variando de 1 ano a 1 ano e meio. A capacitação abrange 178 municípios do estado e será realizada em 78 unidades de ensino, sendo 38 escolas da rede estadual, a Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Institutos Federais e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). A lista com os cursos, vagas, modalidade, instituição responsável e municípios pode ser conferida no Anexo I do edital.

O processo seletivo se dará por meio de sorteio público, a ser realizado às 14h da próxima quinta-feira (22), na Secretaria de Estado de Educação (SEE), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Em conformidade com as informações prestadas pelos candidatos no momento da inscrição, a seleção obedecerá aos seguintes critérios: 10% das vagas destinadas aos jovens com deficiências e para aqueles em medidas protetivas e socioeducativas; 65% das vagas destinadas aos jovens oriundos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família matriculados no ensino médio; e 25% das vagas destinada à ampla concorrência.

O resultado está previsto para o dia 27 de junho e será divulgado na página da SEE e nas unidades de ensino escolhidas pelos estudantes na inscrição.

Os selecionados dentro do número de vagas disponibilizado deverão matricular-se na instituição de ensino que ofertará o curso para o qual se inscreveu. O período de matrícula, a documentação necessária e a data de início das aulas serão informados pela própria unidade de ensino.

 

SERVIÇO

Cronograma

- Inscrições: até 19 de junho

- Sorteio: 22 de junho

- Resultados: 27 de junho

- Matrículas: O período de matrícula será definido pelas respectivas unidades de ensino ofertantes

- Início das aulas: As datas serão definidas pelas respectivas unidades de ensino ofertantes

- Formulário de inscrição: http://inscricoesepesquisas.educacao.mg.gov.br/index.php/271617?lang=pt-BR

- Edital: www.educacao.mg.gov.br


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90