Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/06/2017 às 05h49min - Atualizada em 16/06/2017 às 05h49min

Celebrações reúnem fiéis no feriado

Católicos participaram de missas e procissões; evangélicos promoveram a Marcha para Jesus

VINÍCIUS ROMÁRIO | REPÓRTER
Bispo Dom Paulo Francisco Machado, que celebrou missa na Catedral Santa Teresinha / Foto: Vinícius Romario

 

O feriado de Corpus Christi, ontem, foi marcado por diversas celebrações e eventos religiosos em Uberlândia. As igrejas católicas da cidade tiveram missas, procissões e a tradicional confecção de tapetes pelas ruas. Já os evangélicos se reuniram na Marcha para Jesus, evento que contou com shows gospel, oração e passeata pelo Centro de Uberlândia.

Festa popular nascida na Idade Média, para os católicos, o Corpus Christi é o momento de celebrar o corpo de Jesus na eucaristia. “É momento de viver com intensidade aquilo que Jesus no ensinou. Celebrar a presença dele entre nós”, disse o bispo Dom Paulo Francisco Machado, que celebrou missa na Catedral Santa Teresinha, na praça Tubal Vilela, no Centro.

Ontem, pelo menos cinco igrejas da cidade trabalharam na confecção de tapetes para comemorar a festa de Corpus Christi, alguns de serragem e pó de café e outros feitos com pano. Essa tradição veio de Portugal, afirma o bispo Dom Paulo. “E é uma tradição linda, onde os fiéis expressam o amor por Deus de forma tão variada e bonita”, ressalta.

O sushiman Manoel Gonçalves esteve na missa da Catedral Santa Teresinha e aproveitou para levar o filho Emanuel Felipe Gonçalves, de apenas três meses. “A religião é a base da família e quero que meu filho tenha esse ensinamento durante a vida. Às vezes a gente erra, como todo mundo, mas é com a presença de Deus que nos mantemos fortes para seguir em frente”, disse Gonçalves.

De acordo com a historiadora Ana Maria Basílio Rodrigues Flores, Corpus Christi serve para lembrar que Jesus ainda está entre as pessoas. “É realmente o corpo dele que está presente na eucaristia, e isso precisa ser manifestado para que todos vivam essa vida de fé”, afirmou.

A dentista Sidina dos Reis Xavier diz que a celebração de ontem é um dos momentos mais importantes da vida religiosa. “Devemos sempre nos lembrar que é o corpo de Cristo que está na eucaristia”.

 

EVANGÉLICOS

Marcha para Jesus tem shows e passeata

A comunidade evangélica também aproveitou o feriado para promover a 17ª Marcha para Jesus. A estimativa da organização era de que o evento reunisse 15 mil pessoas até o início da noite. No ano passado, 12 mil fiéis estiveram na Marcha.

A celebração evangélica foi marcada por shows e uma passeata que passou pelas principais avenidas do Centro da cidade, terminando no ponto de concentração, a praça Sérgio Pacheco.

Segundo o presidente do Conselho de Pastores de Uberlândia (Conpas), bispo Carlos Henrique Ferreira, a Marcha é realizada para promover a amizade entre os cristãos e manifestar o amor de Deus pelas famílias de Uberlândia. “É lindo ver todas as igrejas aqui juntas, orando e dando força à palavra de Deus”, disse o bispo.

Durante a Marcha era possível ver muitos jovens e adolescentes. De acordo com o bispo Carlos Henrique, essa presença mostra que as pessoas estão crescendo dentro da igreja. “É muito importante e lindo ver o quanto os jovens amam Jesus”, afirmou.

O empresário Paulo Roberto Vieira Souza levou a filha Vitória Magalhães Souza, de 2 anos, para a Marcha para Jesus, e, segundo ele, é muito importante que os filhos cresçam na igreja. “A gente sabe que o mundo está difícil, há muitos caminhos para o mal, mas para quem está presente na igreja essas coisas não atingem”, disse Souza.

De acordo com o assistente administrativo Roberto Magalhães, o evento evangélico também é muito importante para unir as igrejas. “Isso mostra a nossa unidade e que todos temos o mesmo proposito que é fazer o bem para Uberlândia”, afirmou Magalhães.

A vendedora Adriana Machado classificou a Marcha para Jesus como um momento especial. “Poder louvar e orar na presença de tantas pessoas boas fortalece o nosso coração”, disse Adriana Machado.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90