02/06/2017 às 05h10min - Atualizada em 02/06/2017 às 05h10min

Começa a 7ª Semana de Meio Ambiente em Uberlândia

Programação segue até o dia 5 com palestras e atividades

VINÍCIUS ROMÁRIO | REPÓRTER
Evento foi aberto ontem à tarde na prefeitura / Foto: Cleiton Borges/Secom PMU

 

Palestras marcaram, ontem, o início da 7ª Semana de Meio Ambiente, que termina na próxima segunda-feira (5), dia Internacional do Meio Ambiente. A iniciativa ainda integra o “Junho Verde” e propõe a utilização da educação ambiental para gerar mudanças de comportamento, bem como o uso consciente de recursos naturais. O evento é realizado pela Câmara Municipal em parceria com as secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico e com Departamento de Água e Esgoto (Dmae).

Durante a tarde deste primeiro dia foram ministradas três palestras abordando a temática de gestão dos resíduos sólidos da construção civil e a destinação adequada das podas de árvores e roçagem. Uma das explanações foi sobre o sistema Coletas Online, que permite à Prefeitura de Uberlândia gerenciar todo o processo de destinação dos resíduos da construção de forma virtual.

De acordo com o vereador Baiano (PSDB), que integra a comissão de Meio Ambiente da Câmara e faz parte da organização do evento, é muito importante que a questão do descarte e a reutilização de resíduos sólidos seja discutida. “Temos diversos pontos de descarte ilegal de restos de construção, lixo e outros resíduos em Uberlândia. Precisamos achar maneiras de acabar com isso, e essa semana será usada para discutir e apresentar medidas efetivas no combate ao descarte clandestino de lixo”, afirmou.

Ainda segundo o vereador, a semana serve também para atrair empresas que trabalham com o reaproveitamento de resíduos sólidos. “Temos quatro empreendimentos interessados, um deles voltado para a reutilização de restos de construções, outro que trabalha com resíduos orgânicos. Isso é importante e sustentável. Estamos fazendo também o cadastro de transportadoras e caçambas, para o direcionamento certo desses materiais”, disse Baiano.

 

DESTINAÇÃO FINAL

Uberlândia recolhe, em média, mais de 45 mil m³ de resíduos da construção civil por mês. Em maio de 2017, por exemplo, foram 46,901 m³. No primeiro mês da Coleta Seletiva (outubro de 2015) foram 29,410m³. “Isso mostra que estamos conseguindo conscientizar para a destinação correta e inibindo o descarte irregular”, enfatiza o engenheiro ambiental e fiscal de oosturas, André Luiz Calixto Pereira.

Na cidade há sete destinatários finais cadastrados no sistema para esses materiais: um para madeira, um apenas para massa verde e cinco para resíduos chamados de classe A, como concreto e tijolos.

 

MULTA

O descarte incorreto dos resíduos de construção civil pode gerar multa de R$ 831,17 a R$ 2.430,31, conforme a quantidade de material, reincidência e local. Em casos de locação de caçambas, a destinação irregular gera encargos para as empresas transportadoras. Já em casos de pequenos construtores que pagam carroceiros, caminhoneiros ou transportadoras não cadastrados pela prefeitura para realizar o descarte, a multa é gerada para o dono da obra.

 

PROGRAMAÇÃO

Hoje

Local: CDL – Câmara de Dirigentes Lojista – Av. Belo Horizonte nº 1290, Osvaldo Rezende

Horário: 19h

- 1ª Palestra: Qualidade de Vida e Saúde Quântica

Palestrante: Luciano Caixeta Cunha, coaching em Saúde Quântica e Qualidade de Vida

- 2ª Palestra: Jogue Limpo, óleos lubrificantes - Logística Reversa

Palestrante: Terêncio José, biólogo e especialista em planejamento ambiental

 

Domingo (4/6)

Local: Tenda do Moreno

- 9h - Entrega de certificados aos participantes no curso de brigadistas

9h às 11h - Blitz educativa – Rotatória da Tenda do Moreno

Realização: Polícia Militar de Meio Ambiente e IEF

 

Segunda (5/6)

Local: Tenda do Moreno

- 9h - Entrega de certificados aos participantes no curso de brigadistas

- 9h às 11h - Blitz educativa – Rotatória da Tenda do Moreno

Realização: Polícia Militar de Meio Ambiente e IEF

 

Local: Córrego do óleo – Av. Rio Mississipi esquina com a Rua Jamile Callil Attie (em frente ao Condomínio Córrego do óleo)

- 9h - Banda do 36º BIMTZ, plantio de 200 mudas e doações de mudas frutíferas para comunidade

 

Local: Parque Municipal Victorio Siquierolli

14h

- 1ª Palestra: Promoção do desenvolvimento Sustentável Agenda 20/30

Palestrante: Simone Siquierolli

- 2ª Palestra: Aves Silvestres (Psitacídeos)

Palestrante: Eduardo Laynes

- Concurso de desenho e frases para marcador de livros – ONG Instituto Resgatando o Impossível (Escola do Bairro Esperança)


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »