Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/05/2017 às 05h36min - Atualizada em 31/05/2017 às 05h36min

IFTM recebe inscrições para processo seletivo

Campi de Uberlândia têm 236 vagas para ingresso no 2º semestre

VINÍCIUS ROMARIO | REPÓRTER
Gustavo Prado de Oliveira, diretor geral do campus Uberlândia Centro / Foto: Vinícius Romario

 

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) oferece 236 vagas para cursos técnicos, de idiomas e pós-graduação em Uberlândia. Todos os cursos são gratuitos e terão início no segundo semestre deste ano. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo site do IFTM.

No nível técnico, são 40 vagas para o curso de Agropecuária. As aulas acontecem no Campus Uberlândia, na Fazenda Sobradinho, zona rural da cidade. Há também 30 vagas para o curso de Rede de Computadores, oferecido com Campus Uberlândia Centro, no bairro Morada da Colina, zona sul da cidade. Para ambos as inscrições são gratuitas e devem ser feitas até dia 29 de junho. Os interessados devem estar cursando o ensino médio e o histórico escolar será usado como forma de seleção. O resultado será publicado no dia 13 de julho.

Para os cursos de pós-graduação são oferecidas 60 vagas no Campus Uberlândia Centro. Desse total, são 30 vagas para Análise e Desenvolvimento de Sistemas aplicados à Gestão Empresarial e 30 para Gestão de Negócios. A taxa de inscrição é de R$ 60 e pedidos de isenção podem ser feitos até o dia 15 de junho na secretaria do Campus. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 15 de julho. Os interessados podem conferir os documentos exigidos no edital que se encontra no site do IFTM.

Já para o Centro de Idiomas, são oferecidas 106 vagas distribuídas entre cursos de Espanhol, Francês e Inglês. No Campus Uberlândia Centro são oferecidas 46 vagas distribuídas entre os cursos das três línguas. No Campus Uberlândia são 60 vagas para Espanhol ou Inglês. A taxa de inscrição é de R$50 e a isenção pode ser solicitada até 9 de junho. O processo seletivo será composto de duas etapas: prova objetiva e sorteio público (conforme Edital). As provas serão realizadas em 2 de julho, das 9h às 10h30, em local a ser definido. O resultado final sairá dia 14 de julho.

 

GRADUAÇÃO

Cursos de menor duração são opção para entrada mais rápida no mercado

Instalado há nove anos em Uberlândia, O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) oferece, além dos cursos citados acima, cursos de graduação e ensino médio junto ao técnico. O diretor geral do Campus Uberlândia Centro, Gustavo Prado de Oliveira, afirma que nos últimos quatro anos os processos seletivos têm sido bastante disputados. “A cada ano que passa estamos divulgando cada vez mais as oportunidades que oferecemos”, disse Oliveira.

O diretor destaca ainda os cursos de graduação que conferem grau de tecnólogo: Sistemas para Internet, Licenciatura em Computação, Marketing e Logística oferecidos no campus Centro. De acordo com ele, são opções interessantes para quem deseja uma formação mais rápida e especializada. “São cursos de dois anos e meio e que agregam muito para quem deseja começar a trabalhar o mais rápido possível e com qualidade”, afirmou Oliveira.

As vagas para os cursos de graduação são abertas em outubro e a seleção é feita com o resultado obtido pelo candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O diretor destaca também a opção que os mais jovens têm de cursar o ensino médio e ao mesmo tempo também ter uma formação técnica. “Essa opção é para quem irá ingressar no primeiro ano do ensino médio. Conseguindo a vaga do IFTM, o aluno pode escolher entre os cursos técnicos de Computação e Computação Gráfica”, disse Oliveira.

As vagas para o ensino médio também são divulgadas em outubro e a forma de ingresso é por meio de um processo seletivo aplicado pelo IFTM.

“Aqui trabalhamos uma formação verticalizada, onde o aluno pode entrar no ensino médio e sair com uma pós-graduação”, ressaltou Oliveira.

 

PROCESSO SELETIVO

Cursos Técnicos

Campus Uberlândia

- Técnico em Agropecuária: 40 vagas

 

Campus Uberlândia Centro

- Técnico em Rede de Computadores: 30 vagas

 

Inscrições: até 29 de junho

Resultado: 13 de julho

 

Pós-graduação

Campus Uberlândia Centro

- Análise e Desenvolvimento de Sistemas aplicados à Gestão Empresarial: 30 vagas

- Gestão de Negócios: 30 vagas

 

Inscrições: até 15 de junho

Resultado: dia 15 de julho

 

Centro de Idiomas

Campus Uberlândia

- Cursos de Espanhol ou Inglês: 60 vagas

 

Campus Uberlândia Centro

- Cursos de Espanhol, Francês e Inglês: 46 vagas

 

Provas: 2 de julho

Resultado: 14 de julho

 

Para mais informações sobre as inscrições, documentos exigidos, taxas e isenção de taxas acesse o edital no site. No site do instituto está disponível a lista completa de todos os cursos oferecidos pela instituição.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90