Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/05/2017 às 05h03min - Atualizada em 28/05/2017 às 05h03min

Cerimônias de casamento requerem planejamento na hora de definir o repertório

ADREANA OLIVEIRA | EDITORA
Eterno Grupo Musical reúne músicos experientes para apresentações marcantes no dia do “sim” / Foto: Erich Studio

“Eu tenho morrido a cada dia esperando por você/ querido (a), não tenha medo/ eu te amei por mil anos/ e te amarei por mil outros”. Em tradução livre esse é um trecho da música “A thousand years”, que na voz de Christina Perri levou às lágrimas espectadores no final da saga “Crepúsculo”. A música também está no Top 10 das canções pedidas por casais no dia de dizer “sim”, segundo um levantamento do portal “iCasei” publicado em meados do ano passado.

O violonista Gustavo Solis conhece bem a canção e concorda que, em Uberlândia, ela também entra nas dez mais pedidas dos noivos mais tradicionais. Junto de Daniela Alvis (voz), Renata Garro (violino) e Everton Gimenes (saxofone) ele faz parte do Eterno Grupo Musical, especializado em casamentos. Quando os noivos pedem, completa o time o trompetista Elias Jacob.

O grupo existe desde 2009, porém os músicos têm experiência de mais de 15 anos em cerimônias de casamento, sejam elas somente no civil, na igreja ou em chácaras. No repertório, aproximadamente 300 canções para a escolha do casal. “A gente também deixa que cada casal escolha uma música caso não a tenhamos no repertório, o que é bem raro. Mas acontece de cantarmos uma música uma única vez por fazer parte de algum momento importante para aquele casal”, comenta Solis.

Neste tipo de show, não há espaço para improvisos ou imprevistos. Tudo tem que estar perfeito. Ele afirma que cinco das 10 das músicas pedidas para as cerimônias em Uberlândia estão no Top 10 do portal “iCasei” (veja mais nesta página).

Embalar a trilha sonora do sonho de duas pessoas não é tarefa fácil. É preciso investimento em equipamento (como pontos que eles usam para se comunicar no palco), ensaios e muito profissionalismo. Por isso eles quase nunca são pegos de surpresa com algum pedido. “Há variações de época, como, por exemplo, uma canção que embala um filme, como no caso de “A thousand years”, uma trilha de novela ou algo toca muito no rádio. Nós também não fazemos restrição no caso do repertório. Se o casal quer uma música da linha sertaneja, nós faremos com a mesma dedicação que fazemos uma mais erudita”, diz Solis.

O músico diz ainda que às vezes – quando o idioma não é o português - eles apenas orientam o casal sobre a mensagem da música porque algumas vezes uma bela melodia pode não ter uma letra que condiz com a ocasião. “Para que neste dia tudo fique perfeito para os noivos nós precisamos estar sempre um passo à frente”.

EXPERIÊNCIA

Na cerimônia, tradição deve ficar à frente do espetáculo

Flávio Arciole é tenor e começou a cantar em igreja aos 7 anos / Foto: Adreana Oliveira/Arquivo Diário

Flávio Arciole é ator, cantor, diretor teatral, figurinista. É um homem das artes. Tenor com formação clássica, é um dos mais requisitados na sua posição. Em 2017 completa 65 anos de idade e canta em igreja desde os 9. Com grupos como o Amacordes, por exemplo, já perdeu as contas de quantas apresentações já fez em casamentos. “Às vezes me encontram na rua e falam ‘você cantou no casamento dos meus pais há 30 anos... e cantou no meu também’”, comenta.

Para ele, nos últimos anos, o mercado mudou muito, e nem sempre para melhor. Ele acredita que o casamento, uma cerimônia sagrada, tem perdido lugar para a festa. “O mesmo repertório que se toca na recepção enquanto as pessoas comem ou quando vão para a pista tem entrado na cerimônia religiosa, algo que não condiz com a ocasião. Como comentou um padre comido, daqui uns dias as noivas vão querer entrar na igreja de helicóptero”, recorda.

Arciole não acredita que caibam, na cerimônia sagrada do sacramento, clássicos do repertório sacro como "Ave Maria" junto com canções pop como "Fico assim sem você", "Trem bala" ou "I don´t want to miss a thing", para citar alguns exemplos. "Felizmente temos um público fiel, que sabe que na minha voz não cabem canções de Aerosmith ou Coldplay", explica.

Para ele, mesmo quando a igreja pede uma lista das músicas nem sempre tem alguém capaz de determinar o que é clássico, erudito ou sacro. E como a competição é muito grande, é preciso que o casal fique atento para ter certeza que vai contratar um artista, um grupo de qualidade. "Às vezes tem gente que se dedica meses e até anos a preparar uma cerimônia e não pode deixar de respeitar o espaço da igreja, principalmente. Fora a parte musical, às vezes quem cuida do cerimonial quer ter mais autoridade que o celebrante, é inadmissível", afirma o tenor.

Para ele, é preciso entender que a cerimônia é uma coisa e a festa é outra. “É preciso respeitar o território sagrado que é a igreja”, finaliza.

 

TOP 10 DAS CERIMÔNIAS DE CASAMENTO*

1) “A thousand years” (Christina Perri)

2) “Pra sonhar” (Marcelo Jeneci)

3) “Pra você guardei o amor” (Nando Reis)

4) “I´m yours” (Jason Mraz)

5) “Marry you” (Bruno Mars)

6) “Better togheter” (Jack Johnson)

7) “Everything” (Michael Bublé)

8) “Sugar” (Maroon 5)

9) “Lucky” (Jason Mraz feat. Colbie Caillant)

10) “Thinking out loud” (Ed Sheeran)

*Fonte: Levantamento do portal “iCasei” publicada em meados do ano passado

 

DICAS PARA OS NOIVOS

1) Façam listas separadas e depois chequem as músicas comuns à lista do noivo e da noiva;

2) Quando a cerimônia for em ambiente religioso, procure o celebrante para saber se há alguma restrição quanto ao repertório a ser executado dentro da igreja;

3) Por mais que seja fluente em inglês ou em outro idioma, na hora de escolher uma música estrangeira procure saber um pouco mais sobre a composição, além da tradução literal, para evitar levar uma mensagem negativa para o altar;

4) Não se preocupe com o que os convidados, principalmente na cerimônia religiosa, pensarão a respeito do repertório. O importante é que as canções tenham significado para os noivos;

5) Na hora de eleger o repertório do lounge (para o momento em que os convidados chegam para a recepção), converse com o grupo musical sobre as melhores opções;

6) Para fechar o repertório para a recepção, dê uma olhada no perfil dos convidados e, aí sim, procure fazer uma seleção que agrade a perfis diferentes.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90