Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
18/05/2017 às 08h40min - Atualizada em 18/05/2017 às 08h40min

Parceria viabiliza cursos gratuitos

PREFEITURA E CDL VÃO OFERTAR MAIS DE 800 VAGAS EM CAPACITAÇÃO PARA ADOLESCENTES E JOVENS

VINÍCIUS ROMARIO - REPÓRTER
Da Redação
Anúncio foi feito ontem durante coletiva de imprensa; inscrições iniciam hoje

A Prefeitura de Uberlândia e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) firmaram ontem uma parceria para oferecer mais de 800 vagas de cursos profissionalizantes gratuitos para adolescentes e jovens, além de palestras ao longo das atividades. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa no Centro Administrativo e as inscrições dos cursos começam hoje. A previsão é que as aulas iniciem no dia 6 de junho.

Idealizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, o projeto trabalhará em duas frentes: a capacitação profissional para o primeiro emprego por meio do Programa Jovem Aprendiz e a oferta de cursos de gestão empresarial e tecnologia.

O curso de capacitação para o primeiro emprego será destinado a adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 14 e 16 anos. As aulas serão ministradas nos Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas) dos bairros Morumbi, Marta Helena, Jardim Célia, Tibery, Luizote de Freitas e no distrito de Tapuirama. Serão 25 vagas para cada Naica.

Já nas áreas de gestão empresarial e tecnologia serão oferecidos cursos de ‘Técnicas de Vendas e Atendimento’, ‘Auxiliar Administrativo’, ‘Auxiliar Financeiro’ e o curso de ‘Excell’. Serão disponibilizadas 660 vagas nos Centros de Referência Profissionalizantes dos bairros Lagoinha, Luizote de Freitas, Planalto, Campo Alegre e nos Ônibus Itinerantes Meu Ofício. A carga horária varia entre 30 e 80 horas.

“Nossa intenção é trabalhar e oferecer oportunidade para os jovens e adolescentes. Conseguir que os mais novos tenham oportunidade no mercado de trabalho e consigam uma renda extra para ajudar as famílias que passam por períodos difíceis. Para quem já está no mercado de trabalho formal ou informal, os cursos profissionalizantes ajudam ainda mais, principalmente se alguém pensa em mudar de área”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, Iracema Barbosa Marques.

O presidente da CDL, Cícero Heraldo Novaes, afirmou que essas parcerias são importantes para o desenvolvimento dos jovens e adolescentes e para que o mercado de trabalho conte com profissionais mais capacitados e preparados. “Esse é o nosso papel e sempre que for possível iremos desenvolver parcerias com a Prefeitura visando atender a população da melhor maneira”, disse Novaes.

Os interessados em se inscrever para os cursos ou saber qual a unidade mais próxima de sua casa irá oferecer atividades devem ligar no telefone 3239-2578 para mais informações.

 

 

ARTE

 

Cursos

 

- Programa Jovem Aprendiz

 

Onde: Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas)

 

Bairros: Morumbi, Marta Helena, Jardim Célia, Tibery, Luizote de Freitas e no distrito de Tapuirama.

 

São 25 vagas por Naica

 

 

- Cursos de gestão empresarial e tecnologia

 

Onde: Centros de Referência Profissionalizantes

 

Bairros: Lagoinha, Luizote de Freitas, Planalto, Campo Alegre e nos Ônibus Itinerantes Meu Ofício

 

Início das aulas: dia 6 de junho

 

Inscrições e informações: 3239-2578


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90