Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
10/05/2017 às 08h34min - Atualizada em 10/05/2017 às 08h34min

Vestibular da UFU tem 26,9 mil inscritos

Número é recorde para processo do meio do ano; processo conta com Polícia Federal para evitar fraudes

VINÍCIUS ROMARIO | REPÓRTER
Da Redação

O vestibular 2017/2 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que acontece nos dias 3 e 4 de junho, contará com uma participação mais ativa da Polícia Federal (PF). O anúncio foi feito ontem, em coletiva de imprensa, na Reitoria da UFU. Desde a publicação do edital, os policias da companhia já trabalham com a Operação Aristoi (que em grego significa os melhores). A intenção, segundo a UFU, é garantir um processo seletivo sem fraudes, classificando os alunos mais preparados, e tornar o vestibular conhecido nacionalmente.

Para essa edição, foram realizadas 26,9 mil inscrições, recorde de inscritos no processo de meio de ano. Esse número representa um aumento de 35% em relação ao vestibular 2016/2, quando a UFU contabilizou 20.147 inscrições. Como nos anos anteriores, o curso mais concorrido continua sendo o de Medicina, ministrado no Campus Umuarama. São 10.156 inscritos disputando as 30 vagas do curso, o que dá uma relação de 338 inscritos por vaga.

Segundo o diretor de Processos Seletivos da UFU, Dennys Garcia Xavier, realizar as provas em junho e em um único fim de semana foram as ações que mais impulsionaram o aumento no número de candidatos. “No ano passado, a primeira e a segunda fase foram aplicadas em fins de semana diferentes e em abril. Muitas escolas reclamavam sobre isso e, trazer o vestibular para o meio do ano, foi uma decisão acertada, onde poderemos contar com os candidatos mais preparados”, afirmou Xavier.

Sobre a participação da PF durante o processo seletivo, Xavier disse que o convite partiu da própria UFU. “Eles acompanharão todo o processo, desde a elaboração das questões, a impressão, a saída do material da gráfica até o momento da entrega aos participantes. Essa necessidade nasceu após vários casos noticiados em todo o Brasil nos últimos anos de tentativas de fraudes em concursos públicos e ate no Enem”, ressaltou Xavier.

Ainda segundo ele, garantir um processo seletivo sem fraudes aumentará a importância do vestibular da UFU, o que poderá ajudar na expansão dos locais de prova. “Além das cidades que têm Campus da UFU, somente Ribeirão Preto (SP) e Goiânia (GO) recebem a prova. A partir do vestibular 2018/2, queremos levar também para Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP)”, afirmou Xavier.

 

Polícia Federal

 

Presente na coletiva de imprensa ontem à tarde, o delegado chefe da Polícia Federal em Uberlândia, Carlos Henrique Cotta D’Ângelo, afirmou que mais de 100 policiais estarão envolvidos diretamente na operação nos dias das provas. “Já começamos nosso trabalho há algum tempo e ele continuará até depois da aplicação das provas. Trabalharemos cruzando informações, ouvindo denúncias e agindo efetivamente contra quem quiser fraudar esse processo”, afirmou D’Ângelo.

Ainda de acordo com ele, policiais disfarçados também participarão da ação, além dos devidamente caracterizados e uniformizados. “Teremos alguns policiais a paisana fazendo a prova junto com os outros participantes para dificultar ainda mais a ação de quem quiser burlar o sistema”, disse.

Para finalizar, o delegado D’Ângelo pediu para que os criminosos não tentem fraudar o vestibular da UFU. “Podemos garantir que só terão vaga na UFU os alunos que conseguirem por mérito acadêmico, diferente disso, a vaga será no presídio Jacy de Assis”, afirmou.

 

RETRANCA: CONTRA FRAUDES

 

Comissão avaliará cotistas

 

Seguindo uma recomendação do Supremo Tribunal Federal (STF), a UFU terá uma comissão para analisar os candidatos que se apresentarem como cotistas. O diretor de Processos Seletivos da UFU, Dennys Garcia Xavier, explica que quem marcou as opções negro, amarelo ou pardo na hora de realizar a inscrição passará por uma avaliação presencial ou online. “Essa avaliação será realizada imediatamente após termos o resultado final. Para termos um resultado melhor, só convocaremos quem se encaixa nas cotas e conseguir vaga na UFU”, afirmou Xavier.

Ainda segundo ele, a intenção é que também não haja fraudes nas cotas e o sistema seja respeitado. “Entraremos em contato com os candidatos e marcaremos a entrevista pessoalmente ou, se for difícil para a pessoa, poderá ser online”, disse Xavier.

 

Rigor

 

O diretor explica também que os candidatos que forem pegos no momento da prova com assessórios de moda, como piercings, brincos ou relógios serão retirados da sala e desclassificados imediatamente. “Nas últimas edições quando o participante chegava com piercing ou brincos, por exemplo, a gente fiscalizava, mas deixava que a pessoa continuasse com esse assessório. A partir dessa edição do vestibular fica expressamente proibido qualquer assessório”, afirmou Xavier.

 

 

Arte

 

Veja abaixo a relação candidato/vaga nos cursos mais concorridos

 

  • A relação abaixo se encaixa na ampla concorrência: concorrerão nesta modalidade todos os candidatos que não optarem pela reserva de vagas, sendo requisito para a classificação, nesta modalidade, apenas a nota do candidato.
  • Vagas reservadas às cotas não estão inclusas

 

 

                 Inscritos         Vagas           Candidato/vaga

Medicina          10.156            30             338,53 por vaga

Direito matutino   959              20             47,95  por vaga

Direito noturno    576              20             28,80  por vaga

Eng Civil          435              20             21,71  por vaga

Med Veterinária    679              20             33,95  por vaga

Odontologia        777              20             38,85  por vaga

 

 

Veja abaixo a relação candidato/vaga nos cursos menos concorridos

 

                    Inscritos         Vagas           Candidato/vaga

Ciências Contábeis     71              20             3,55 por vaga

Estatística            40              15             2,67  por vaga

Gestão da informação   24              20             1,20  por vaga

Matemática             76              16             4,47  por vaga

Música                 13              12             1,08  por vaga

Eng Ambiental          86              20             4,30  por vaga

 

 

As provas do Vestibular 2017/2 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de junho nas cidades mineiras de Uberlândia, Patos de Minas, Ituiutaba e Monte Carmelo e em Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP). Para mais informações sobre o Vestibular, acesse o https://www.portal.prograd.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/449.

 

 

 

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90